Moradores das ruas Toscano de Brito e Francisco Caldas, na Vila Licínio há anos convivem de tempos em tempos com um problema bastante desagradável. Basta chover para que o bueiro, que fica próximo ao escadão que dá acesso ao bairro Centenário, volte a vazar.
Na manhã desta sexta-feira (14) a situação no local estava deplorável. Com a chuva que caiu na noite de quinta-feira, a tampa do emissário saiu e uma ?poça? de esgoto se formou na rua Toscano de Brito exalando um cheiro insuportável. Como sempre ocorre, parte da água ainda escorreu pela Francisco Caldas.
De acordo com os moradores, o problema é antigo e toda vez que se repete, eles entram em contato com o Saae, os funcionários vão até o local, ?desentopem? a canalização e vão embora sem resolver a questão em definitivo. O problema pode estar na incapacidade da canalização em suportar o esgoto e a água da chuva que descem em maior volume do bairro Centenário em dias de chuva. Com a pressão da água e o vazamento constante, parte do calçamento da rua Toscano de Brito já está cedendo.
Uma mulher que mora em frente ao emissário de esgoto informou que no começo do ano funcionários do Saae estiveram no local e realizaram uma obra de reparo, mas de nada adiantou. ?Com a primeira chuva que veio os canos voltaram a entupir e o esgoto voltou escorrer pelas ruas?, declarou a moradora.
Indignados por serem obrigados a conviver com o mau cheiro, moradores esperam da parte da Prefeitura e do Saae uma solução definitiva para o problema.
A redação do jornal entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e explicou o ocorrido. Em nota, a pasta enviou a seguinte resposta: Uma equipe do Saae já está no local para verificar o problema e fazer os reparos. Um dos grandes problemas enfrentados pelo Saae na cidade é que parte da população liga a rede de água pluvial (das chuvas) diretamente na rede de esgoto. Como a rede foi projetada para captar apenas esgoto, o grande volume de água faz a tubulação estourar. O Saae pede a colaboração da população para que não faça esse tipo de ligação?.

Atualizada às 15h12

COMPATILHAR: