Para atender melhor às pessoas que residem na zona rural de Formiga, a Secretaria Municipal de Saúde tem desenvolvido várias atividades, como o atendimento médico e odontológico, distribuição de medicamentos e vacinas bem como outras ações que promovem a saúde da população.
Segundo a assessoria de comunicação e ouvidoria da Secretaria de Saúde, as mudanças e melhorias são constantes para favorecerem e facilitarem o atendimento dos moradores do meio rural.
Uma dessas ações é o trabalho da saúde da mulher, dentro da política adotada pela administração municipal de implantar medidas preventivas quanto à doenças, como o câncer de colo do útero, de mama, além de outras enfermidades.
Exame de preventivo
As mulheres das comunidades rurais agora podem fazer a coleta para o exame de preventivo em sua própria localidade, evitando o deslocamento até a cidade. As pacientes também recebem o pedido e a data para realizarem exame de mamografia. Profissionais da saúde vão até as comunidades agendadas duas vezes por semana ou conforme a demanda.
De acordo com a assessoria, durante esse trabalho, também são ministradas palestras nas Unidades Básicas de Saúde da zona rural para orientar as pacientes quanto à necessidade de se fazer o exame de preventivo uma vez por ano ou de acordo com orientações médicas.
Uma das palestras será realizada nesta quinta-feira (1º), às 13h, na UBS da comunidade de Gonçalves.
Como ressalta a assessoria, além dessas atividades, os homens e as mulheres da zona rural têm acesso a serviços complementares, orientação, agendamento de consultas e exames. Na Secretaria Municipal de Saúde, que funciona no Edifício Antônio Vieira, na rua Doutor Teixeira Soares, 264, Centro, há o setor exclusivo para o atendimento aos moradores da zona rural.

COMPATILHAR: