As chuvas mal começaram e os estragos decorrentes da ação das águas já se mostram severos. Para chamar a atenção do poder público, quanto à situação de ruas precárias no bairro Alto da Praia, moradores fizeram um protesto na noite de quarta-feira (7). Eles interditaram a avenida Geraldo Almeida e atearam fogo em pneus e sofás.
Com a chuva forte que caiu no início desta semana, os moradores que residem nas ruas João de Souza, Joana Silva Alves e São Francisco de Assis tiveram suas casas inundadas pela água e o barro tomou conta de tudo, já que a rua não tem qualquer calçamento.
A reivindicação dos moradores para que as vias sejam calçadas é antiga. Segundo o presidente do bairro, Geraldo Reis de Souza, há sete anos eles tentam junto à Prefeitura uma solução para o problema e reclamam que o bairro está abandonado pelas autoridades competentes. ?A população está cansada com o jogo de empurra-empurra [dos órgãos públicos]?, disse revoltado Geraldo de Souza.
O presidente do bairro contou que ligou o dia inteiro para a Defesa Civil, para que algo fosse feito nas casas inundadas pela chuva, mas não tiveram retorno, segundo ele.
?Se alguém ficar doente, vai ter que ser retirado no braço, porque veículo nenhum transita nessas ruas?, reclamou um morador durante o protesto.
A Polícia Militar foi ao local para tentar acalmar os ânimos. Segundo estimativa da PM, cerca de 250 moradores estavam presentes na manifestação. O trânsito ficou impedido durante uma hora.
O vereador Cid Corrêa/PR também apareceu no local para ouvir as reivindicações dos moradores. Segundo ele, está faltando diálogo entre a população e o Poder Executivo. ?A atitude da população é uma resposta do desmazelo da atual administração. Precisamos unir o Poder Executivo e a Câmara Municipal para resolver o problema?, disse.
Na Prefeitura
Procurado pela redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias, o secretário adjunto da Secretaria de Obras, Riderson Borges, contou que ficou sabendo da manifestação somente na manhã desta quinta-feira (8). ?Não é fazendo manifestação que eles vão conseguir, eu acho que não é assim que eles conseguem. O Aluísio é um bom prefeito, ele está fazendo muita obra para todo o lado da cidade. Ele atende todo mundo, mas deve sentar e conversar, tem que ter paciência, pois isso não consegue assim da noite para o dia. A nossa cidade é pobre e ele fica tentando buscar outras medidas, pois pavimento é uma obra cara, é muito dinheiro?, argumentou.
De acordo com Riderson Borges, o recapeamento que está sendo feito na avenida Geraldo Almeida faz parte do projeto de recapeamento das ruas do centro da cidade. ?Esse dinheiro o Aluísio conseguiu com o governo do Estado, esse recurso é específico e foi conseguido há dois anos?.
Em relação ao bairro Alto da Praia, o secretário adjunto explicou que já existe um projeto para o calçamento das ruas. ?O Aluísio está lutando constantemente, tentando conseguir a verba para o asfaltamento de lá, que é um dos bairros que está na avaliação no BDMG [Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais], no valor de R$ 5 milhões. Ele está correndo atrás disso, mas enquanto não consegue, não tem como. Não consegue da noite para o dia, está ainda tramitando. Toda vez que chover vai acontecer isso. Temos os nomes das ruas que estão sem pavimentar?, justificou.

COMPATILHAR: