Terra de ninguém. É essa a sensação que os moradores do bairro Cidade Nova tem ao pontuar os problemas de infraestrutura encontrados por lá.

O incômodo dos moradores pode ser comprovado antes mesmo de se chegar ao bairro. A principal via de acesso ao Cidade Nova, a avenida José de Oliveira, está tomada por buracos, situação que fez com que moradores realizassem um protesto no sábado (23).

Os moradores “plantaram” pés de bananeira dentro dos buracos fazendo uma sátira sobre a situação da via e colocaram no local algumas placas fazendo menção aos impostos pagos pela população que não vê retorno algum.

Ao chegar ao bairro, percebe-se que não são apenas as vias que estão precisando de cuidados. A praça Professora Efigênia Vilela, a principal do bairro e que abriga um playground, academia ao ar livre e uma pista de skate, também está totalmente abandonada.

(Foto: Paulo Pacheco)

(Foto: Paulo Pacheco)

(Foto: Paulo Pacheco)

Os moradores reclamam do matagal que tomou conta do local, o que tem provocado o aparecimento constante de peçonhentos como cobras, escorpiões e aranhas, além do risco que os brinquedos abandonados e enferrujados, ferros retorcidos no chão e fios desencapados trazem às crianças. “Pagamos nossos impostos como todos os contribuintes dessa cidade e estamos vendo nosso  bairro se deteriorando por falta de manutenção. Queremos entender o porquê desse abandono sendo que nossas contas com a administração são pagas em dia”, disse uma moradora.

Segundo moradores do bairro, um abaixo-assinado reivindicando a limpeza da praça já foi entregue na Prefeitura, mas de nada adiantou. Até mesmo os funcionários do Posto de Saúde do bairro solicitaram a limpeza da praça devido aos focos de dengue e, até agora, nada foi feito pelas autoridades ‘competentes (???)’.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Para tentar amenizar o problema da praça, um morador do bairro resolveu fazer a limpeza do local por conta própria. O homem solicitou que a Prefeitura pelo menos providenciasse uma caçamba para que o lixo recolhido e o mato retirado fossem descartados, mas de acordo com o morador, o pedido lhe foi negado. “Nem com a gente tendo a iniciativa de fazer nós mesmos a limpeza da praça, o que seria um trabalho a  menos para a Prefeitura,  isso foi possível. Não temos o mínimo apoio. Somos obrigados a ficar de braços cruzados vendo o mato tomar conta da única área de lazer do nosso bairro”, disse.

Por outro lado, o lixo acumulado na praça se deve também à falta de conscientização da própria população, vizinha ou não, que ali desova todo tipo de inservíveis. Isso leva a outras reivindicações dos moradores. “Isto aqui deveria ter um vigia que evite os atos de vandalismo e o descarte ilegal de lixo, que ocorrem diuturnamente”, sugeriu o entrevistado.

Em  reunião realizada  na terça-feira (26), entre o prefeito e o presidente do Legislativo, Evandro Donizeth, Moacir Ribeiro anunciou que 400 toneladas de massa asfáltica já foram adquiridas para recapear as ruas da cidade. De acordo com ele, o primeiro bairro que passará por manutenção será o Cidade Nova.

Questionada a respeito, a Secretaria de Comunicação enviou a   seguinte nota: “A Prefeitura aguarda a chuva dar uma trégua para realizar uma operação tapa-buraco não só no Bairro Cidade Nova, mas em todas as partes da cidade que necessitam desse serviço.

Quanto à praça, funcionários irão ao local para verificar a situação e para agendar os trabalhos”.

COMPATILHAR: