Um morador enviou sua pergunta na semana passada ao blog Você pergunta, a Prefeitura responde, questionando se não seria mais viável a cobertura da quadra da Escola Municipal Arlindo de Melo, no bairro Souza e Silva, ao invés de cobrir a quadra nas imediações do bairro São Sebastião, cujas obras estão paralisadas.
A administração municipal respondeu que a quadra do bairro Souza e Silva, recentemente construída, ainda não foi totalmente concluída. Faltam aspectos como iluminação, banheiros, vestiários, pontos de hidratação e pavimentação de acesso e ao redor da quadra. As obras de conclusão deverão ser retomadas no próximo ano, quando serão adquiridos recursos para viabilizar os trabalhos. A partir de então, a quadra poderá atender de forma melhor todos os moradores da região.
Em relação à infraestrutura, colocação de redes para a pratica de futsal e outras modalidades, como peteca e voleibol, que também foi alvo de questionamento do morador, foi informado que o Setor de Esportes e Lazer disponibilizou pares de redes, porém todo o material foi furtado do local por duas vezes consecutivas.
Quanto ao Projeto Oficinas de Esporte ele existe e já atende crianças do bairro e adjacências. Ressaltamos que não houve atividades no último mês devido à saída do profissional que ministrava o projeto naquela quadra. Mas, desde o dia 4 de novembro, as atividades já foram retomadas após a contratação de um novo monitor. São realizadas atividades de 2ª a 6ª feira, das 13h às 17h .
A Secretaria de Comunicação informou por meio do blog que, nesta quarta-feira (25), estava agendado um torneio de queimada e futsal entre os núcleos Cidade Nova, Novo Horizonte, Santa Luzia e Souza e Silva.
Para a cobertura da quadra da Escola Municipal Arlindo de Melo informamos que já há um processo em estudo para tal finalidade para que a Prefeitura possa oportunizar mais um espaço de práticas esportivas àquele bairro, ressalta a administração.
Quadra do Quinzinho
Outro internauta perguntou no blog sobre a quadra no bairro do Quinzinho, que está com parte do alambrado danificado há vários meses e ainda não houve o conserto. Ele questionou ainda por que as quadras poliesportivas nos bairros não são bem aproveitadas, no sentido de se fazer aulas e treinamentos para as crianças e jovens de toda a cidade, usando o Unifor-MG como parceiro.
A administração explicou que recentemente, um caminhão perdeu o controle e derrubou o alambrado da quadra poliesportiva em questão. Como houve dano a patrimônio público, foi necessário constituir uma comissão de sindicância para apurar a responsabilidade civil e ressarcimento ao município. Tão logo seja concluído o resultado desta sindicância, providências serão tomadas para a recuperação da quadra .
Com relação às obras nas outras quadras poliesportivas da cidade, foi informado que já receberam melhorias como alambrado, pintura e iluminação. Para aproveitar as quadras e com o intuito de diminuir o tempo ocioso de crianças e adolescentes, a Prefeitura implantou o Projeto Oficina de Esportes, que oferece práticas esportivas orientadas de diversas modalidades. Aproximadamente 200 jovens já participam das atividades que contam com professores graduados e também de graduandos em Educação Física.

COMPATILHAR: