Não. Não é o que o leitor está pensando. Sim, a espécie em questão é a animal mesmo, da ordem Chiroptera e de hábitos noturnos, mas que, de vez em quando, pode ser vista no local também durante o dia. Morcegos tem incomodado quem frequenta e principalmente quem trabalha no edifício Antônio Vieira, que atualmente abriga a Secretaria de Saúde.
A denúncia sobre o problema foi feita por um funcionário do setor. Para ele, como se não bastasse ter de conviver com os morcegos alojados no forro da secretaria, por diversas vezes ao chegar ao local, encontrou as mesas cheias de fezes de morcego, o que caracteriza riscos à saúde. As paredes das salas também estão cheias de fezes, como pode ser confirmado nas fotos feitas por nossa equipe de reportagem, no início da manhã desta terça-feira (5).
Os morcegos que ocupam a secretaria provavelmente são frugívoros; se alimentam de frutas ou insetívoros que se alimentam de pequenos insetos, ou seja não representam riscos de ataque às pessoas, porém a convivência com humanos representa riscos à saúde. Suas fezes entre outas coisas, podem conter fungos causadores da histoplasmose, doença que afeta os órgãos internos dos humanos.
De acordo com informações, a secretária de Saúde, Maria Inês Macedo, já solicitou um relatório à Vigilância Sanitária a respeito do problema. Em contato com a Vigilância Sanitária foi informado que este relatório já foi feito e será entregue nesta terça-feira.
Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou o problema. ?O prédio é antigo e realmente o problema existe, envolvendo morcegos e pombos. Ambos oferecem risco à saúde das pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde e o Gabinete estão discutindo a melhor forma de resolver essa questão o mais rápido possível. Está sendo estudada a possibilidade de uma desinfestação. Entretanto, nesse caso, seria necessário transferir, provisoriamente, a secretaria para outro local.?.
O que a população e próprios funcionários esperam é que a solução não tarde em chegar, afinal de contas, conviver com morcegos não dá. Em se tratando de um imóvel da Secretaria de Saúde, sem comentários.

COMPATILHAR: