Em visita ao Brasil, o presidente da Transparência Internacional (TI), o jurista peruano José Carlos Ugaz, se encontrou na manhã desta segunda-feira (27) com Sergio Moro, o juiz responsável em primeira instância pela operação Lava Jato. O objetivo dessa visita é conhecer mais de perto as ações que desmantelou o esquema de pagamento de propina na Petrobras.

Após sair do encontro com o juiz brasileiro, Ugaz disse estar muito interessado no que está se passando no Brasil e ressaltou a importância de se punir os envolvidos nos crimes da Lava-Jato também por atos praticados no exterior, especialmente porque alguns destes países têm um sistema fraco de combate à corrupção. Além disso, o presidente da TI vai apresentar uma proposta de combate à corrupção no país, sugerindo a criação de um sistema nacional anticorrupção

Além da visita ao Moro, Ugaz também vai à redação do jornal Gazeta do Povo para demonstrar apoio aos jornalistas de estão sendo alvo de dezenas de processos movidos por juízes e promotores por causa de uma série de reportagens publicadas em fevereiro sobre os rendimentos de juízes e promotores.

Na quarta-feira (28), José Ugaz também terá reuniões no Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da República e Câmara dos Deputados. No Rio de Janeiro ele participará de um evento sobre o projeto da  Transparência Internacional de instalar no país um Centro de Conhecimento Anticorrupção.

Polarização

Ugaz fez parte das investigações que em 2000 forçaram o então presidente do Peru, Alberto Fujimori, a fugir do país para não se preso. O jurista deixa claro que a situação é bastante diferente da vivida por Lula, que nem sequer foi acusado formalmente em meio às investigações do escândalo de corrupção da Petrobras. Mas o peruano diz temer que o carisma e o histórico do presidente se tornem um atenuante a uma investigação mais contundente.

“O escândalo da Petrobras está mostrando que a corrupção é como o câncer e não distingue ideologia ou classe social. Lula foi um presidente de esquerda que ficou conhecido pelas bandeiras sociais, mas este legado não serve de justificativa contra a corrupção”.

 

Fonte: O Tempo||http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/moro-se-encontra-com-presidente-da-transpar%C3%AAncia-internacional-1.1329650

COMPATILHAR: