A assessoria de imprensa do Hospital de Base do DF confirmou ao G1 que o torcedor são-paulino Nilton César de Jesus morreu na manhã desta quinta-feira (11), mas não deu mais detalhes. A informação da morte do torcedor também foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF à TV Globo. Ele foi baleado na nuca pouco antes do jogo de futebol no domingo (7), no estádio do Bezerrão, no Gama (DF).
O paciente necessitava de medicamentos para manter a pressão arterial e cardíaca. Na noite de quarta-feira (10), ele havia sido transferido da área de terapia semi-intensiva para a UTI. A vítima respirava com ajuda de equipamentos e já não respondia a estímulos.
No último boletim divulgado pelo hospital, na manhã desta quinta, Nilton já estava em coma profundo. Neurologicamente, ele permanecia, desde terça-feira (9), no grau 3 na Escala de Coma de Glasgow, que vai de 3 (mais grave) até 15 (menos grave).
Segundo apuração do Bom Dia DF, a equipe de advogados da família informou que a mãe e o irmão de Nilton César, que vieram de São Paulo acompanhar o tratamento, estão recebendo ajuda do governo. Por enquanto, eles não pretendem mover uma ação contra o estado. ?Está correndo um inquérito policial, nós vamos fazer o acompanhamento, para seja feito de forma isenta?, afirma o advogado Luis Felipe Rangel.
O sargento da Polícia Militar José Luiz Carvalho Barreto, apontado como o responsável pelo tiro que acertou o rapaz, foi solto na segunda-feira (8) e responde ao processo em liberdade provisória.
A advogada Alessandra Camarano, que defende o policial militar José Luiz Carvalho Barreto, afirmou ao G1 na terça-feira (9) que seu cliente estava em estado de choque. Segundo ela, o sargento foi submetido a uma avaliação psicológica na terça, realizada por uma equipe multidisciplinar da PM.
Tiro
Nilton de Jesus, integrante de uma torcida organizada do São Paulo, seguiu de ônibus da capital paulista para a cidade do Gama, exclusivamente para assistir no domingo (7) à partida em que o tricolor paulista derrotou o Goiás por 1 a 0, e se tornou o primeiro hexacampeão brasileiro. Ele, porém, nem chegou a ver o começo do jogo.
A confusão começou pouco antes do começo da partida, na parte externa do estádio Bezerrão, no Gama. Antes de ser baleado, houve confronto entre as torcidas do São Paulo e do Goiás. A polícia soltou bombas de gás lacrimogêneo e usou cavalos para dispersar os torcedores, que atiravam pedras uns nos outros.
A Corregedoria da PM autuou em flagrante por lesão corporal grave o sargento José Luiz Carvalho Barreto, que conforme a análise das imagens da TV Record, foi o responsável pelo disparo que atingiu o torcedor. ?Há fortes indícios de que o sargento José Luiz Carvalho Barreto cometeu crime?, afirmou o corregedor da PM, coronel Francisco Maia. No entanto, com a morte de Nilton, o sargento deverá ser autuado por homicídio.
Ministério Público do Distrito Federal descartou a possibilidade de o sargento José Luiz de Carvalho responder por tentativa de homicídio doloso (com intenção de matar). Segundo o promotor de Justiça Paulo Gomes, as imagens mostram que o tiro foi acidental.

COMPATILHAR: