Não é preciso ir muito longe para perceber o quanto o lançamento do novo filme de ?Batman? é esperado nos cinemas. Aqui no Brasil, ?O cavaleiro das trevas? estréia nesta sexta-feira em nada menos que 520 salas.
O longa de Christopher Nolan conseguiu o que parecia, até então, ser mérito apenas do Homem-Aranha: atrair a atenção não apenas dos fãs de quadrinhos, mas ir além.
Primeiro passo para tamanha expectativa foi a morte de Heath Ledger, aos 28 anos, em janeiro. O ator que interpretou o Coringa foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova York, e a perícia afirmou que ele tomara overdose de remédios.
Em entrevista ao jornal ?The New York Times?, em novembro de 2007, Ledger havia revelado que as filmagens de ?Batman? o deixaram física e mentalmente exausto e que precisou tomar pílulas para conseguir dormir.
?Foi chocante, pesado. Era meio que fantástico, caótico olhar para ele fazendo esse personagem que não tinha absolutamente nenhuma regra. O que eu vi Heath fazer não era como nenhum outro Coringa que eu já vi antes?, afirma Christian Bale, que atua em ?The dark knight? como Bruce Wayne e Batman.
Para Bill Ramey, fundador do site Batman-on-Film.com, mais pessoas devem ver o filme por causa da morte do ator. ?Não há dúvidas de que algumas pessoas estarão apreensivas em ver o filme, porque pode haver um fator mórbido nisso tudo. Mas aposto que a maioria das pessoas hoje vê o filme como um tributo a Ledger, e a maior homenagem que você pode fazer a alguém é ir ver seu filme a apreciar sua performance.?
Versão semelhante é a do diretor, Christopher Nolan, que desde o início negou que qualquer cena com Ledger fosse ser cortada ou diminuída do filme. ?Se você tenta homenagear alguém, você homenageia respeitando o seu trabalho e colocando-o para o máximo de pessoas ter acesso. Ele estava imensamente orgulhoso do trabalho que fez no filme. Eu sinto uma enorme obrigação de apresentar a sua participação em uma forma não-distorcida.?
?O cavaleiro das trevas? foi o último filme completo por Ledger.
Campanha viral
Além da morte de Heath Ledger, uma grande campanha feita nas ruas e pela internet chamou a atenção para ?O cavaleiro das trevas?. Foram criados inúmeros sites sobre o longa, sendo que o precursor foi o ?Why so serious?, focado justamente no personagem Coringa. A página surgiu um dia antes do primeiro teaser do filme ser lançado.
Após isso, novos sites apareceram como ?IBelieveinHarveyDent.com?, ?CitizensForBatman.org?, ?GothamCableNews.com?, ?MaidenAvenueReport.com?, ?TheGothamTimes.com?, além do site oficial do filme, www.thedarkknight.com.
Muitos dos sites desafiavam os fãs a perseguir pistas em buscas de fotos inéditas ou trailers do filme. Grande parte deles também, com a proximidade da estréia do filme, foram ?invadidos? pelo Coringa, tendo imagens rabiscadas e caras de palhaço desenhadas por toda a parte.
Houve uma ação também em São Paulo, na qual os fãs do filme se reuniram vestidos de palhaço n vão livre do Masp. De lá, eles seguiram pistas até chegar em um cinema, onde puderam assistir ao trailer inédito do longa.

COMPATILHAR: