A mulher dos olhos de ressaca ou o morto que escreve as memórias da vida que passou ? em comum eles trazem a origem. São personagens que nasceram da genialidade de um escritor de muita imaginação: Machado de Assis. Há exatos 100 anos, o mais elegante dos nossos autores morria no Rio de Janeiro.
Machado de Assis deixou uma visão irônica, pessimista e perspicaz da vida carioca no fim do Império e começo da República. O Rio era uma cidade pobre, mas enfeitada. Provinciana, mas pretensiosa.
Vista de cima, a cidade de Machado de Assis continua tão linda quanto era na época dele, no século 19. Mas naqueles tempos as ruas fediam. Havia assaltos à mão armada com navalha, os escravos eram maltratados por seus donos e mais de 84% da população eram analfabetos. O Rio de Janeiro que aparece nos romances, nos contos, nas crônicas e na poesia de Machado de Assis está longe de ser um Rio idealizado.

Capitu
?Era um Rio de Janeiro modesto, pobre, sujo, com belezas naturais extraordinárias, mas era uma cidade muito acanhada?, conta a escritora Nélida Piñon.
Um Rio de Janeiro de ruas por onde ele andava de bonde e passeava sob a luz de lampiões, elementos que inspiravam Machado de Assis a criar personagens que até hoje são a cara do Brasil. Quem não se lembra de Capitu?
?Capitu, de uma certa forma, somos todos nós que sobrevivemos?, afirma a atriz Fernanda Montenegro.
?Dificilmente a obra de Machado de Assis seria a mesma se não tivesse o Rio de Janeiro como cenário?, comenta a pesquisadora Martha de Senna.
?Ele, então, faz dessa cidade um feudo da criação?, comenta Nélida.
O Rio era a capital do Império brasileiro quando ele nasceu em 1839, no Morro do Livramento. Machado era filho de uma lavadeira e de um operário e neto de escravos.
Joaquim Maria Machado de Assis só freqüentou a escola primária, mas os pais de Machado de Assis sabiam ler, o que era raro na época tanto em famílias de pretos quanto de brancos.
Como um menino gago, epilético, pobre e mulato conseguiu superar todos esses limites e se tornar um dos maiores escritores de nossa língua?
?Pela capacidade de adquirir conhecimento que ele cresce?, afirma o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cícero Sandroni.

Carreira´Dom Casmurro´: muitas interpretações
O livro dele que provoca mais interpretações é ?Dom Casmurro?. Nele está a personagem feminina mais enigmática da literatura brasileira: Capitu, a ?morena de olhos de ressaca? que teria traído o marido, Bentinho, com o melhor amigo dele, Escobar.

Bentinho e Capitu viviam na Rua Mata-Cavalos, hoje Rua do Riachuelo. A Rua do Ouvidor, por onde circulavam as elegantes daquela época, hoje não tem espaço para qualquer um circular. Uma curiosidade: o bairro do Cosme Velho, onde Machado de Assis viveu o fim da vida, aparece pouquíssimo em sua obra. A casa dele foi demolida.
Viúvo e solitário, ele encontrava alívio e alegria na Academia Brasileira de Letras, do qual foi um fundadores. E na palavra escrita, na qual deixou registrada a sua paixão pelo cidade que lhe deu régua, compasso e glória.

COMPATILHAR: