Mais um caso de morte por febre maculosa foi registrado no Centro-Oeste de Minas. Dessa vez na cidade de São Gonçalo do Pará. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e está baseada no boletim sobre a situação da doença no Estado atualizado na última quarta-feira (26).

Apesar do boletim considerar o registro de morte pela febre maculosa, o município informou que a vítima não era natural de São Gonçalo do Pará nem residia na cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Joel Ribeiro, a vítima, um idoso de 71 anos, tinha uma propriedade rural às margens do rio Pará, próximo a São Gonçalo do Pará. Joel não soube informar a data da morte, mas disse que o município investiga se a vítima contraiu a doença na cidade.

“Ele tinha essa propriedade rural aqui [São Gonçalo do Pará], mas também tinha um sítio próximo a Lagoa da Prata. Então não tem como saber se a doença foi contraída aqui na cidade ou na outra fazenda dele, que também tem registro da existência de capivaras lá”, comentou.

A Secretaria de Saúde de Lagoa da Prata analisa se a doença foi contraída no município.

Conforme também a Secretária de Saúde, o óbito ocorreu em Belo Horizonte e familiares da vítima é que informaram o município sobre o ocorrido devido ao idoso ter passado pela região.

Na região

Em Divinópolis há quatro casos da doença confirmados, três deles com mortes. Além disso, há outros três casos da doença em investigação. O mais recente é de uma mulher de 40 anos que morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 15 de setembro.

Em Itaúna, três mortes pela doença foram confirmadas. Os laudos foram divulgados no dia 3 de agosto. Em Pará de Minas, conforme a SES, houve um caso da doença, entretanto o paciente se recuperou.

Em Igaratinga também consta um registro de morte pela doença, contudo, o Município alegou que o paciente não era natural da cidade nem residia nesse local. Entretanto, a vítima teria passado um final de semana em uma propriedade rural do município.

Ações de prevenção

Em Divinópolis, a Secretaria de Saúde (Semusa) restringiu o acesso ao Parque da ilha, no Bairro Niterói por tempo indeterminado. A medida foi tomada após a confirmação da morte de duas pessoas que frequentaram o local dias antes de apresentarem os sintomas.

Além disso, o município interditou vários campos de futebol que ficam próximos ao Rio Itapecerica, mas alguns já foram liberados, e transferiu alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro depois que um caso de febre maculosa foi confirmado em uma aluna da instituição de ensino.

Em Itaúna, a Prefeitura também reforçou as atividades de prevenção da doença. Foram feitas campanhas informativas nas ruas, e dedetizações em áreas consideradas de risco no município.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: