A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que até esta terça-feira (22) 29 pessoas morreram em decorrência de dengue em Minas Gerais. O número é 52,6% maior que o divulgado no boletim da semana passada, que contabilizou 19 óbitos. Conforme o órgão, 109 mortes suspeitas estão em investigação.

Juiz de Fora, na Zona da Mata, lidera o ranking, com oito óbitos. Belo Horizonte vem em seguida, com seis falecimentos por causa da doença. Divinópolis e Monte Carmelo tiveram duas mortes. Além disso um óbito foi contabilizado em Abaeté, Além Paraíba, Araxá, Bicas, Espera Feliz, Ibirité, Mutum, Patrocínio, Raposos e Recreio.

O balanço mostra que o Estado apura a contaminação de 217.110 pessoas pela doença transmitida pelo Aedes aegypti. A enfermidade fez mais vítimas em fevereiro, quando 123.729 podem ter sido infectados pelo mosquito. Em janeiro foram 64.645 e, em março, já foram contabilizados 28.736 pessoas podem ter sido picadas pelo mosquito e adquirido a doença.

Zika vírus

Ainda segundo a SES, o Estado confirma que 89 pessoas contraíram o zika vírus, sendo 79 grávidas. Outros 4.405 casos da doença, incluindo 251 gestantes, estão sendo apurados.

Sete Lagoas lidera os casos de grávidas com a doença, com 13 registros. BH e Montes Claros têm dez gestantes com a enfermidade. Sobre a microcefalia, que provoca malformação em recém-nascidos, 30 casos estão em investigação e um caso foi confirmado em Montes Claros.

 

Febre chikungunya

Com relação a febre chikungunya, a SES confirma oito registros neste ano, mas outros 168 estão sendo investigados pelo Estado. Os casos da doença foram confirmados em Belo Horizonte, Contagem, Santa Vitória, Santa Luzia, Limeira do Oeste, Nanuque e Água Comprida. Segundo a secretaria, três casos foram infectados em Minas e os demais podem ter sido importados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

 

COMPATILHAR: