Os usuários do transporte coletivo de Belo Horizonte, Contagem e Ibirité, as duas últimas na região metropolitana da capital, amanheceram sem 35 linhas de ônibus, nesta quarta-feira (3), em função de uma paralisação dos motoristas da empresa Saritur. 

Cerca de 130 condutores estão concentrados em frente à garagem da empresa no bairro Durval de Barros, em Contagem, na região metropolitana da capital. Eles reclamam que a empresa não cumpre suas obrigações. Com a falta de pagamento, alguns motoristas, segundo os manifestantes, passam necessidades. 

“Tem gente que já está perdendo o apartamento porque não tem dinheiro para pagar as parcelas. Motorista que paga aluguel, depende do ticket para se alimentar. Tem gente quase passando fome”, explicou outro motorista Paulo Henrique Gonçalves. 

Entre as linhas afetadas, dos 200 ônibus parados, estão a 1270 (Regina/ Lindeia / Belo Horizonte), 1130 (Palmares / Belo Horizonte) e 1280 (Lindeia via Cidade Industrial / Belo Horizonte.  Ainda de acordo com o motorista, o pagamento para fazer as funções de dirigir e cobrar também foi alterado. 

“É um risco muito grande ter que trabalhar e mexer com dinheiro. Antes da quarentena a gente recebia 20% do valor. Agora abaixaram para 10% para gente trabalhar, cobrar e expor todos os passageiros a risco. Se a gente bate o ônibus tem que pagar R$ 2,5 mil, e se o passageiro machucar a gente que responde ainda”, disse. 

O ato é pacífico e acompanhado pela Polícia Militar. “Tem mais de cinco horas que estamos parados aqui. Agora estão vendo se retornam com os nossos direitos para, talvez, voltar a trabalhar. Mas do jeito que está motorista não vai trabalhar. Os passageiros que acabaram sendo prejudicados, eu queria que eles tivessem empatia por nós. Precisamos das nossas garantias, como a gente vai trabalhar sem receber?”, finalizou.

A paralisação começou por volta de 3h desta quarta, e os manifestantes dizem que só vão voltar a rodar após negociar com a empresa. A reportagem não conseguiu contato com a Saritur. 

Fonte: O Tempo Online

COMPATILHAR: