Os motoristas que passaram pelo Sistema MG-050/BR-265/BR-491 durante a Semana Nacional do Trânsito, entre os dias 18 e 25, foram sensibilizados a contribuírem para diminuir o número de acidentes na rodovia.
Por meio de Blitz Educativa, a equipe da Concessionária Nascentes das Gerais abordou motoristas na via e constatou que dezenas de condutores desrespeitam uma lei que visa a garantir a segurança de todos: o uso do cinto de segurança. Embora o trabalho da equipe da concessionária não tenha caráter punitivo, os motoristas foram orientados a utilizar o cinto. Mesmo assim, diversos preferiram seguir a viagem sem usar o dispositivo.
A gestora de comunicação e responsável pelo Plano de Gestão Social (PGS) da Nascentes das Gerais, Marcelina Liberato, destacou que entre os infratores havia motoristas profissionais, de ambulâncias e caminhoneiros. ?Em Divinópolis, por exemplo, ficamos uma hora entregando material educativo e anotamos 14 motoristas e passageiros sem o cinto de segurança. Diversos reconheceram o lapso e colocaram o cinto, enquanto outros se recusaram?, afirma.
As constatações da equipe da concessionária comprovam que o fator humano é decisivo para classificar os acidentes de trânsito como um problema de saúde pública no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e valores pagos pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat), o país tem a quinta maior taxa de mortes no trânsito do planeta, com 31,3 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes. Em 2011, o número de óbitos atingiu a marca de 58.134 em todo o Brasil. O Observatório de Segurança Viária, por sua vez, analisou as ocorrências e constatou que 98% dos acidentes são causados por falhas humanas.
Para reverter a situação dramática verificada em suas rodovias, a Nascentes das Gerais investe continuamente em ações educativas durante todo o ano. Na Semana do Trânsito, em particular, promoveu a campanha Educação na Via que contemplou apresentações teatrais ao longo das cidades cortadas pelo Sistema MG-050. Com o tema ?Trânsito não é Palhaçada? as apresentações atingiram um público de aproximadamente mil pessoas. Já os que percorreram o trecho da MG-050, a Campanha Usuário na Via, utilizou da abordagem aos usuários nas seis praças de pedágio como promoção da cidadania no trânsito. Durante a ação a equipe da concessionária também distribuiu 10 mil panfletos com mensagens educativas sobre a prática da direção segura.

print
Comentários