O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (25) que o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, faz um trabalho “meticuloso” e “competente” à frente da pasta. Mourão também disse que é favorável ao pedido de abertura de inquérito para investigar a conduta do ministro diante do colapso da saúde pública em Manaus. Para o vice, a investigação vai esclarecer “o que de fato aconteceu”

O pedido do inquérito foi feito pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no sábado (23). Nos últimos dias, diante da explosão dos casos de Covid, as unidades de saúde de Manaus ficaram superlotadas e chegou a faltar oxigênio para atender os pacientes. Houve também disparada no número de mortes.

“Uma vez que existe muito disse-me-disse a respeito disso, acho que a melhor linha de ação é que se chegue à conclusão do que aconteceu. Eu, pelo o que tenho acompanhado do trabalho do ministro Pazuello, sei que ele tem feito um trabalho meticuloso e de forma honesta e competente. Então, que se investigue e que se chegue à conclusão do que aconteceu na realidade”, disse Mourão em entrevista no Palácio do Planalto.

No mesmo dia do pedido de abertura do inquérito, Pazuello chegou a Manaus, junto com um carregamento de doses da vacina. De acordo com a assessoria da pasta, o ministro ficará no no Amazonas pelo “tempo que for necessário”.

Mourão também comentou a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal “Folha de S.Paulo” no fim de semana. Um dos itens da pesquisa mostrou aumento da reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro. Para 40%, o governo é ruim ou péssimo. Na pesquisa anterior, em dezembro, esse índice era de 31%.

A pesquisa também mostrou que 48% reprovem o desempenho de Bolsonaro na pandemia e 26% aprovam.

Para Mourão, a avaliação do governo está sendo afetada pelo atual ritmo da vacinação contra a Covid-19 e pela situação em Manaus.

“Acho que está havendo um momento aí, vamos dizer assim, de bastante ruído, por dois aspectos. Um aspecto é a questão da vacina, da vacinação, que no momento que for esclarecido que o governo está fazendo o possível e o impossível para ter um fluxo contínuo… E também aquela questão de Manaus. No momento que isso for esclarecido, acho que diminui esse ruído”, afirmou Mourão.

Fonte: G1

COMPATILHAR: