O Movimento Nacional Revisão da Redação do Enem recorre à Justiça para que os estudantes tenham acesso ao espelho da redação. O movimento reúne estudantes de vários estados do Brasil que se julgam prejudicados pela correção da prova de redação.

A estudante Michele Ferreira dos Santos, de 20 anos, que mora no interior da Bahia, explica as providências já tomadas. “A Une e a Ubes se pronunciaram a favor da gente e liberaram um pedido extrajudicial solicitando ao Inep esclarecimento em até 24 horas. Se não houver, eles vão protocolar um pedido novo com a solicitação também para prorrogar o Sisu, que é o que a gente espera. Pretendemos receber nossa nota de redação com a vista pedagógica e o espelho”, diz.

A presidente União Brasileira de Estudantes (Ubes), Rosana Barroso, que tenta uma vaga para biomedicina em São Paulo, confirma a comunicação extrajudicial e diz que milhares de estudantes esperam respostas sobre as notas da redação.

Para o advogado e professor universitário, Igor Moraes, os estudantes têm chance de conseguir o espelho da redação. “Em tese, há possibilidade que ao fim de um processo, com um mandado de segurança, o Poder Judiciário determine à administração pública, no caso o Inep, que promova a recorreção da prova em conformidade com os critérios do edital. Isso se dará caso comprovado de forma clara e objetiva que na regular correção não foram observados esses critérios”, disse o professor, que é doutorando pela UFMG. 

Fonte: Itatiaia

COMPATILHAR: