Outubro é o mês de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama. Para ficar mais alinhado à ideia, o mês ganhou uma cor, rosa.
O ?Outubro Rosa? tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta as chances de cura da doença. Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama no Brasil, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior.
Além disso, aquelas que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam esperar 188 dias, em média, entre o diagnóstico e a cirurgia – tempo que cai para 15 dias, se a paciente tiver plano de saúde.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil, participa da mobilização com diversas ações. Como política de detecção precoce da doença para mulheres sem sintomas (rastreamento), o Inca recomenda a realização anual do exame clínico das mamas por um profissional de saúde a partir dos 40 anos. A mamografia deve ser realizada por mulheres sem sintomas na faixa etária de 50 a 69 anos a cada dois anos, já que o risco da doença aumenta com a idade.

COMPATILHAR: