Os tendões correspondem à parte do tecido muscular que tem uma característica dura, flexível e fibrosa, responsável pela conexão dos músculos aos ossos, fazendo um sistema de alavanca. Quando os tendões estão inflamados, irritados ou sofrem lesões microscópicas, diagnostica-se como tendinite.
Os tendões podem ser pequenos e delicados, como os dos músculos das mãos, ou grandes e pesados, como os dos músculos da coxa. Na maioria dos casos, a tendinite acontece por excesso de uso, ou seja, um movimento do corpo em particular é repetido muito freqüentemente, ou por sobrecarga (o nível de certa atividade, como o carregamento de pesos, tem sua freqüência aumentada muito depressa).
A tendinite normalmente acontece nos ombros (principalmente em atletas), nos cotovelos, nos joelhos, nos pulsos e nas solas dos pés, embora possa acontecer em qualquer lugar no corpo. Em geral, a inflamação causa dor nos tecidos que cercam a junta (articulação). Em alguns casos, pode também enfraquecer a junta e a área pode ficar vermelha, inchada ou quente

COMPATILHAR: