O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou, na manhã desta quinta-feira (6), o vereador Dr. Jairinho (sem partido) e Monique Medeiros pela morte do menino Henry Borel, de 4 anos. O crime aconteceu em 8 de março deste ano. O órgão pediu ainda a prisão preventiva do casal.

Segundo o promotor Marcos Kac, que assina a denúncia, Jairinho e Monique tentaram intimidar e cercear testemunhas, direcionar depoimentos e embaraçar as investigações.

De acordo com as investigações, o menino morreu por conta de agressões do padrasto e pela omissão da mãe. Uma reconstituição feita pela polícia aponta 23 lesões por ‘ação violenta’ no dia da morte.

Jairinho foi denunciado por homicídio triplamente qualificado, tortura e coação de testemunha.

Já Monique Medeiros por tortura omissiva, homicídio, falsidade ideológica e coação de testemunha.

Segundo a investigação, Monique manteve a relação com Dr. Jairinho apesar de todos os sinais de agressão contra Henry — e por isso a mãe teria contribuído para a morte do filho, já que não afastou o menino do vereador.

O político também foi indiciado por outros dois episódios de tortura contra Henry em fevereiro.

Num deles, dia 12 de fevereiro, a própria criança e a babá Thayná Oliveira relataram essas agressões numa ligação por telefone para Monique, que estava num salão de beleza. Por causa disso, a mãe está respondendo por tortura por omissão.

Relembre o caso

  • Henry estava no apartamento onde a mãe morava com o vereador Dr. Jairinho, na Barra da Tijuca, e foi levado por eles ao hospital, onde chegou já sem vida na madrugada de 8 de março;
  • O casal alegou que o menino sofreu um acidente em casa e que estava “desacordado e com os olhos revirados e sem respirar” quando o encontraram no quarto;
  • Mas os laudos da necropsia de Henry e da reconstituição no apartamento do casal afastam essa hipótese;
  • O documento informa que a causa da morte foi hemorragia interna e laceração hepática [no fígado] causada por uma ação contundente [violenta].
  • A polícia diz que, semanas antes de ser morto, Henry foi torturado por Jairinho. Monique sabia;
  • No dia 8 de abril, Dr. Jairinho e Monique foram presos temporariamente, suspeitos de homicídio duplamente qualificado, de tentar atrapalhar as investigações e ameaçar testemunhas.

Fonte:G1

COMPATILHAR: