Por Priscila Rocha – redação Últimas Notícias

A tradicional festa irlandesa celebrada por décadas em todo mundo e que faz milhões de pessoas se caracterizarem de leprechauns ou gnomos, irá aportar em Formiga no dia 14 deste mês.

Produzida pelo Mr. Rock Eventos, a primeira edição da Saint Patrick’s Day será realizada na cervejaria Fürst e contará com três shows e apresentação de uma Dj.

A festa ocorrerá a partir das 13h e terá ornamentação temática além do famoso chopp verde da Fürst. Seguindo a tradição irlandesa, o St. Patricks Day contará como atração principal a apresentação do grupo de música celta Bruno Maia & Terror Celta. O rock in roll, marca registrada dos eventos do Mr. Rock, será apresentado pelas bandas Liverpool Rock Band (cover de Beatles) e Banda CIM (cover de Engenheiros do Hawaii).

A festa contará ainda com a participação da Dj Lins (Gi Ribeiro) que realizará uma apresentação especial. Conforme os organizadores, a música irá fazer um som característico. “Ela realizará uma apresentação com músicas celta, eletrônica e rock”.

Os ingressos já estão à venda no segundo lote e o Mr. Rock informa que os convites estão se esgotando. “Convidamos a todos para nos acompanhar nesta celebração. Estamos preparando tudo com muito carinho”.

Confira os pontos de venda.

O que é o St. Patrick’s Day

St. Patrick’s Day ou o feriado de São Patrício, é uma tradicional festa irlandesa comemorada em 17 de março. A data é celebrada em todos os países de língua inglesa, onde as pessoas se vestem de verde e aderem ao trevo como amuleto da sorte.

A data é uma homenagem ao santo padroeiro da Igreja Católica na Irlanda, que tinha como missão pregar o cristianismo na região. O folclore irlandês conta que Patríck’s utilizava o trevo de três folhas para representar a Santíssima Trindade.

O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de março de 1996. Em 2006, o festival passou a durar cinco dias na Irlanda. Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais.

O trevo que acompanha São Patrício, por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega. Era um ato meramente religioso até, que, em 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício.

Desde então, virou regra: todo dia 17 de março – feriado nacional – os irlandeses festejam São Patrício de verde.

 

Fonte: Com informações do portal MHM||
COMPATILHAR: