A partir de meados deste ano, os lojistas e consumidores terão que lidar com uma novidade quando usarem o cartão de crédito. Os leitores de cartão – aquelas máquinas nas quais o comprador tem que digitar a senha – serão agora oferecidos por mais empresas.
Atualmente, apenas a Cielo – antiga VisaNet – e a RedeCard poderiam vender máquinas para uso dos cartões Visa e Mastercard, respectivamente. Depois de uma decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que considerou a ação das empresas como um duopólio (um monopólio exercido por duas instituições), surgiu uma terceira opção para o uso das máquinas, da empresa Santander. Além disso, as empresas poderão vender máquinas que atendam a todos os tipos de cartões.
Cautela
O presidente do Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte (Sindilojas-BH), Nadim Donato, afirma que é preciso dosar bem todas as opções antes de optar por um serviço. ?Soubemos que algumas empresas já estão oferecendo pacotes de planos para os lojistas, com cláusulas de fidelidade. Por isso pedimos aos comerciantes que esperem. É melhor avaliar todas as três opções que serão oferecidas do que ficar preso por um, dois anos a uma empresa, que pode não ser a melhor? ressalta.
Ele acredita que com a concorrência aberta, os preços para aluguel das máquinas e uso dos serviços vai cair, beneficiando o lojista.
Descontos para o consumidor
Outro benefício apontado pelo presidente do Sindilojas-BH se dirige ao bolso de quem compra. Como os custos de uso dos cartões de crédito devem cair para os lojistas, é possível que essa redução seja repassada para o consumidor, mesmo que na forma de desconto. ?Por exemplo, se no sistema que a loja utiliza, a empresa cobra uma taxa menor no cartão x, o lojista pode oferecer essa vantagem para o cliente, dizendo que se ele for pagar no cartão x haverá um desconto? explica Donato.

COMPATILHAR: