Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o provedor da Santa Casa, Geraldo Magela Antunes Couto, participou de uma reunião com os funcionários da instituição, no Centro de Estudos, Pesquisas e Educação Continuada (Cepec), com o objetivo de apresentar e explicar as mudanças físicas e organizacionais que têm ocorrido no hospital.
O encontro, realizado com todos os colaboradores ? e que também será promovido aos médicos ?, teve como meta a disseminação das informações sobre as ações e mudanças desenvolvidas na Santa Casa, de modo a permitir que a comunidade hospitalar tenha acesso aos assuntos que dizem respeito à instituição. Dessa forma, incentiva-se a gestão participativa, além da valorização e do respeito aos profissionais.
Na oportunidade, missão, visão, valores e princípios institucionais também foram enfatizados. O provedor explicou que é essencial que todos conheçam os termos e trabalhem com foco neles, direcionando o hospital para um objetivo único, futuro e de crescimento. ?A participação concreta de todos nas ações planejadas é essencial, pois garante a efetividade das metas e a possibilidade de melhoria à Santa Casa e aos atendimentos prestados na Instituição?, disse.
Foi abordada, ainda, a importância de cada funcionário seguir, corretamente, as normas, regras e determinações indicadas para cada procedimento realizado, comprovando que todos desempenham um papel fundamental na organização e, por isso, devem trabalhar com responsabilidade e respeito à instituição e aos clientes.
As cinco principais diretrizes que amparam o trabalho dentro do hospital foram apresentadas e esclarecidas. Elas dizem respeito a: garantir o equilíbrio econômico e financeiro; proporcionar atendimento humanizado e eficiente; processos internos de trabalho descritos, integrados, validados e implantados; colaboradores compromissados, integrados, motivados e qualificados; e investir em procedimentos de alta complexidade.
ONA
Segundo o provedor, o foco principal da Santa Casa é a acreditação do hospital pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Alcançando este parâmetro de classificação, a instituição comprova sua qualidade assistencial, renovando seu compromisso de melhorar sempre. Os níveis avaliados pela ONA se dividem em três categorias: segurança (estrutura), organização (processos) e práticas de gestão e qualidade (resultados).
Por esse motivo, o alvo mais específico da Santa Casa é trabalhar em cima dos resultados e de evidências que comprovem a eficiência e a qualidade dos serviços prestados, seguindo sempre as indicações da Vigilância Sanitária, Comissão Interna de Prevenção e Acidente no Trabalho (Cipa), Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e Comissão de Controle e Infecção Hospitalar (CCIH).
Durante a explanação, o provedor enfatizou as mudanças físicas e organizacionais que estão sendo realizadas na Santa Casa, atendendo às normas de acreditação pela ONA e à legalidade que envolve o serviço hospitalar. Para isso, esclareceu a necessidade de todos atuarem com profissionalismo e seguirem, corretamente, os protocolos de mudanças implantados nos setores que delimitam a Santa Casa.
?Para que o foco seja alcançado, precisamos do apoio de toda a comunidade hospitalar. É preciso um trabalho sério, ético, de respeito e valorização para com a Santa Casa. As mudanças projetadas só serão reais se a colaboração de todos for efetiva e concreta. Por isso, a administração propõe uma relação cíclica entre instituição e colaboradores, favorecendo o crescimento da Santa Casa e, consequentemente, valorizando os profissionais que nela atuam?, completou o provedor.

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