Redação Últimas Notícias

Uma equipe do 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Formiga foi acionada para atender uma passageira que estava em um ônibus coletivo, que faz a linha no bairro Vila Nova das Formigas, nessa quarta-feira (18). A mulher de 58 anos apresentava um quadro de crise convulsiva.

De acordo com o Cobom, a vítima apresentava sinais vitais normais e sem sinais de lesões significativas, porém, estava um pouco confusa.

Ela confirmou aos bombeiros que faz uso de medição controlada em decorrência das crises.

Ela foi encaminhada para o Pronto Atendimento na viatura do Corpo de Bombeiros para avaliação clínica.

O Cobom ressalta crise convulsiva, não é contagiosa ou transmissível, sendo assim, não há risco para quem socorre uma pessoa nesta condição.

“Em caso de presenciar alguém em um quadro dessa natureza, é preciso se manter calmo e acalmas as pessoas ao seu redor. Se possível, evitar que a pessoa caia bruscamente ao chão. Se houver objetos próximos retirar os mesmos, pois ela pode se debater e machucar; não impeça as contrações musculares da vítima; se possível, ampare a cabeça da vítima, e coloque um travesseiro, cobertor ou algo macio abaixo da cabeça para evitar impactos contra a superfície rígida; nunca coloque a mão dentro da boca da vítima, as contrações musculares durante a crise convulsiva são muito fortes e inconscientemente a pessoa poderá mordê-lo; permaneça ao lado da vítima até que ela recupere a consciência; ao término da crise convulsiva a pessoa poderá se sentir cansada e confusa, explique o que ocorreu e ofereça auxílio para chamar um familiar; observe a duração da crise convulsiva, caso seja superior a 5 minutos sem sinais de melhora, solicite ajuda”, informou o Cobom.

COMPATILHAR: