A participação das mulheres na massa salarial que é paga aos trabalhadores brasileiros não chega a 40% do total, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Em nenhuma das seis regiões metropolitanas pesquisadas, as participações femininas alcançam 50% da massa salarial, segundo a Análise Regionalizada da Massa Salarial com uso da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre as regiões metropolitanas, os valores mais altos, em torno de 40%, foram vistos em Porto Alegre e Salvador. Já os menores desempenhos nesse item ficaram com Rio de Janeiro e Belo Horizonte, ambos em 36,4%. ?Fica claro, então, que ainda existe uma concentração de renda para pessoas do sexo masculino?, aponta o estudo.
Entre as ocupações, a categoria ?administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais? tem a maior participação na massa salarial dos trabalhadores para quase todas as regiões metropolitanas do Brasil, tendo como exceção apenas a região de São Paulo, onde os serviços de intermediação financeira, atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados à empresa lideram.
Os dados lançados pelo Ipea indicam ainda que, para todas as regiões, a cor branca é responsável pelo maior percentual da massa salarial. Os destaques são Porto Alegre, onde ela representa mais de 90% da massa salarial da região metropolitana; e Recife, onde há praticamente um empate nas participações das cores branca e parda, ambas com cerca de 48% do total. A participação da cor negra apresenta uma maior representatividade em Salvador, com cerca de 14% da massa salarial; e uma menor participação em Recife, algo em torno de 3%.

Maior representatividade
O estado com maior representatividade de acordo com a massa salarial de setembro de 2010 é a região metropolitana de São Paulo. Em contraponto, a região com a menor massa é a de Recife. De acordo com o estudo do Ipea, a massa de rendimento de São Paulo é R$ 15,1 milhões, contra R$ 1,7 milhão de Recife.

COMPATILHAR: