Na reunião do Legislativo desta segunda-feira (12), os vereadores homenagearam mulheres que, de uma forma ou de outra, foram destaque no município. O reconhecimento se deu em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na quinta-feira (8), com o título ?Mulher Cidadã?, criado por meio da lei municipal 4.316, de 7 de maio de 2010.
O funcionário da Câmara, Marco Aurélio, foi o mestre de cerimônia e lembrou como se originou a data, em reconhecimento à mulher. No dia 8 de março de 1957, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque fizeram uma greve para reivindicar melhorias salariais. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas. Esse acontecimento motivou a criação do Dia da Mulher.
No Brasil, o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história para essas mulheres. Nesta data, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram depois de muitos anos de reivindicações o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e no Legislativo.
A vereadora Meirinha e a delegada Maria Eduarda Lobato, que também participou da reunião, foram homenageadas pela data. A mulher homenageada pelo vereador Cid Corrêa/PR não pôde comparecer à Câmara, por motivo de viagem. Uma nova data será marcada para a entrega da homenagem.
Confira as homenageadas pelos vereadores:
Valéria Taglialegna Bueno (Edmar Ferreira/PT)
Julieta Voiêtta Teixeira (Eugênio Vilela/PV)
Sandra Rios da Cunha (Gonçalo Faria/PSB)
Maria Soares da Cunha (José Geraldo da Cunha/PMN)
Maria de Lourdes Furtado Lopes (José Gilmar Furtado/DEM)
Dilma Teresinha Oliveira Duque (Mauro César/PMDB)
Maria de Lourdes Teixeira Azara (Moacir Ribeiro/PMDB)
Elis Rejane Silva (Reginaldo Henrique dos Santos/PCdoB)
Mariana Fátima Souza (Rosimeire Mendonça/PMDB)

COMPATILHAR: