As mulheres mineiras vítimas de violência contam agora com o Centro Integrado de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (CIM), resultado de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (Cepam), Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Civil e Policia Militar.
Pioneiro no Brasil, o Centro dará suporte à mulher vítima de toda forma de negligência, exploração, crueldade, violência e opressão. Vai reunir em um mesmo espaço físico todos os serviços de atendimento à mulher, com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. A sede do CIM é no prédio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na Avenida Olegário Maciel, 600 ? Centro, em Belo Horizonte.
No CIM, funcionar a primeira vara especializada em violência doméstica de Minas. Serão duas varas judiciais com competência exclusiva para julgar os casos previstos na Lei Maria da Penha, uma delegacia da mulher, funcionando 24 horas, e um posto do Instituto Médico Legal (IML). Com isso, a mulher que sofrer agressões físicas poderá fazer ocorrência e exame de corpo de delito em um mesmo lugar.

COMPATILHAR: