A Organização Mundial da Saúde elevou nesta quarta-feira (29) o nível de alerta de pandemia de gripe de 4 para 5 (numa escala até 6), por conta da ameaça da gripe suína iniciada no México e que já matou 8 pessoas e contaminou 114.
O anúncio foi feito pela chefe da OMS, Margaret Chan. Segundo ela, o mundo está mais preparado do que nunca para enfrentar a possível pandemia.
A fase 5, de acordo com a escala da OMS, ocorre quando há um sinal forte de que a pandemia (epidemia de alcance mundial) é iminante. O alerta significa que há pouco tempo para finalizar os trabalhos de organização, comunicação e implementação de medidas para mitigar a crise.
A decisão foi tomada após consultas intensas com especialistas e analistas. Em reunião poucas horas antes, o nível havia sido mantido em quatro. A elevação do nível 3 para o 4 havia acontecido na segunda-feira (27).
A mudança do nível coloca governos e companhias farmacêuticas em alerta em relação à necessidade de começar a manufaturar drogas antivirais e acelerar esforços para criar uma vacina para combater a cepa de gripe.
O mundo não enfrenta uma pandemia ha 41 anos, desde a gripe de Hong Kong.
O número de casos da doença confirmados pelo mundo atinge 114, com 8 mortes, segundo a OMS.

COMPATILHAR: