A Prefeitura de Arcos foi notificada e será multada pela Polícia Militar de Meio Ambiente por descarte irregular de lixo, em uma área de aproximadamente 1 hectare (10 mil metros quadrados), localizada atrás do Presídio de Arcos, no bairro Nova Morada II.
O ?lixão? foi denunciado à reportagem do Portal Arcos e à PM de Meio Ambiente, na última sexta-feira, 28, por um m arcoense.
No terreno, além de restos de materiais de construção e podas de árvores, havia lixo doméstico e materiais plásticos. Animais e catadores também frequentavam o lixão. Segundo o Sargento da PM de Meio Ambiente, Marco Aurélio, o local está interditado até que o Ministério Público receba o relatório sobre a área e dê algum parecer sobre o caso.
A Prefeitura, que é dona do terreno, será multada por dano ambiental, já que também é responsável pela fiscalização de áreas de descarte de resíduos sólidos. Os militares também orientaram que o terreno fosse cercado para dificultar o acesso de pessoas e veículos.
Ainda de acordo com a Polícia, o valor da multa será calculado mediante resultados de laudos técnicos que serão realizados com o objetivo de detectar o nível de degradação da área e de poluição no solo e na água de uma nascente, localizada a cerca de 100 metros do lixão.
Todo o lixo que estava exposto foi levado, no sábado, 29, para uma voçoroca (erosão) próxima ao terreno. Imagens gravadas pelo denunciante Paulo Teixeira mostram a máquina da Prefeitura trabalhando no local.

COMPATILHAR: