Boa parte dos municípios do Centro-Oeste de Minas iniciaram na sexta-feira (9) a última etapa da Campanha Nacional de Vacinação 2021, que pretende imunizar as pessoas de todas as idades, independente, de grupo prioritário.

O G1 fez um levantamento da estratégia de vacinação em Divinópolis, Nova Serrana, Itaúna, Itapecerica, Pará de Minas, Bom Despacho, Lagoa da Prata e Formiga.

A medida, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), é uma orientação do Ministério da Saúde. Ainda segundo a SES-MG, o governo federal também prorrogou a campanha enquanto durarem os estoques de vacina nas cidades.

A secretaria informou ainda que segue as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e reforça a importância do alcance da meta de 90% preconizada pelo ministério nos grupos prioritários da vacinação.

Ampliação da campanha no Centro-Oeste

O G1 entrou em contato com prefeituras para saber como será a estratégia de vacinação da gripe.

Bom Despacho

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Bom Despacho, informou ao G1que a expansão da campanha da Influenza começou na sexta-feira (9). Na cidade estão sendo imunizadas bebês de 6 meses de idade, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Os interessados podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para tomarem a vacina. Cabe ressaltar que quem tomou a vacina contra a Covid-19 deve esperar pelo menos 15 dias para tomar outras vacinas.

Divinópolis

Em Divinópolis, a vacinação contra a influenza começou na sexta-feira (9) para qualquer pessoa interessada, acima de 6 meses de idade. De acordo com a Prefeitura, a imunização será realizada até o fim do estoque da vacina e acontece de segunda à sexta-feira, nas unidades de saúde do município.

Ainda de acordo com o município, todas as pessoas atendidas no Centro de Atendimento à Pessoas em Situação de Risco, no Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua e Casa de Passagem, além das pessoas em situação de rua acolhidas em comunidades terapêuticas poderão se vacinar. Para que isso ocorra, um Mutirão acontecerá na sexta (16) e no sábado (17) das 12h às 15h no Centro de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, situado à rua Lincoln Machado nº 61, em frente à entrada do Parque da Ilha.

Nova Serrana

Em Nova Serra, as pessoas interessadas em se imunizar devem procurar a unidade de saúde mais próxima com cartão do SUS e cartão de vacina.

Para receber a vacina da gripe é necessário não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. A vacinação vai até durar o estoque de doses no município.

Formiga

Em Formiga, a Prefeitura começou a campanha de expansão da vacinação da gripe na sexta-feira (9). Segundo o município, desde o início da campanha, em abril de 2021, Formiga recebeu um total de 22.080 doses e imunizou 20.653 pessoas. Devido à baixa quantidade de doses disponíveis, inicialmente a vacinação será para os seguintes grupos:

  • Pessoas com idade entre seis meses e 19 anos;
  • Pessoas hipertensas de qualquer idade e grau de estágio

Para se vacinar a pessoa deve levar o cartão de vacinação, documento de identidade e no caso dos hipertensos, comprovação da doença (relatório médico ou receita médica).

Itapecerica

Em Itapecerica, a Prefeitura informou que até sexta-feira (9) estavam sendo finalizados os grupos prioritários que tradicionalmente a campanha exige. Em relação a imunização ampliada, a Prefeitura informou que deve ocorrer essa semana se sobrar doses, uma vez que o município não recebeu um quantitativo grande para que haja a cobertura de toda a população da cidade.

Itaúna

Em Itaúna, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a expansão da campanha de vacinação contra a gripe começou na segunda-feira (12), para pessoas de todas as idades que desejarem receber a imunização.

As doses ficarão disponíveis em todas unidades de saúde, das 7h às 16h, enquanto houver doses disponíveis. É preciso levar o cartão de vacinação e um documento oficial com foto.

Até a última atualização desta matéria Lagoa da Prata e Pará de Minas não informaram ao G1 como será a imunização nas cidades.

Fonte: G1

COMPATILHAR: