O Sistema Estadual de Informações sobre Saneamento (Seis), desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), ganha notoriedade junto aos municípios mineiros em virtude do trabalho de pesquisa realizado pela Fundação João Pinheiro (FJP), contratada pela Sedru para desenvolver o sistema. Até o momento, os pesquisadores da FJP já visitaram 673 cidades, aplicando em cada prefeitura cinco questionários, com 400 perguntas sobre a situação atual dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, coleta e destinação final dos resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana.
O Seis é uma iniciativa pioneira no Brasil, que tem o objetivo de criar um banco de dados que permita planejar e orientar os investimentos no setor de saneamento básico no Estado de Minas Gerais, além de servir de base de informações para a elaboração do Plano Estadual de Saneamento, que será desenvolvido pelo Governo de Minas, e monitorar continuamente a gestão e a cobertura dos serviços de saneamento no Estado.
De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, o Seis será um instrumento que auxiliará os prefeitos a conseguir identificar os problemas de saneamento de suas cidades e priorizar os investimentos. ?O Seis vai nortear as decisões das prefeituras e do próprio Estado no âmbito do saneamento básico, uma vez que temos ciência de que quase todos os 853 municípios mineiros enfrentam alguma dificuldade na gestão da água, esgoto e do lixo. Com o problema detectado pelo sistema, o governo e as prefeituras vão se planejar para priorizar os recursos nos casos mais críticos? , diz.
O sistema, que começou a ser construído no início de 2009, encontra-se no momento na fase de pesquisa de campo, que vai até o final de junho. A previsão é que o primeiro relatório analítico do Seis, contendo os principais indicadores, fique pronto no fim de agosto.
Pesquisadores são recebidos nas prefeituras
A cidade de Caetanópolis, localizada na região Central do Estado, que na última semana foi submetida à pesquisa do Seis, conta hoje com o serviço da Copasa no abastecimento de água. Nas outras áreas do saneamento (esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial) a responsabilidade é do próprio município.
Para o prefeito de Caetanópolis, Romário Vicente Alves Ferreira, a presença dos recenseadores no município traz a certeza de que o Governo do Estado está preocupado em ajudar os municípios nos seus problemas com o saneamento. ?Os municípios pequenos têm dificuldade em investir nesta área e quase sempre temos que recorrer aos governos estaduais e federais, por isso é motivo de felicidade e esperança ver que o Estado está preocupado em nos auxiliar?,destaca o prefeito, que também aponta como sendo as principais necessidades de Caetanópolis a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e de um Aterro Sanitário.

COMPATILHAR: