Visando estabelecer melhorias e novas políticas de apoio à juventude, diversos municípios do Estado de Minas Gerais estão promovendo durante este mês de janeiro suas etapas municipais da Conferência de Políticas Públicas de Juventude. Nesta semana, na segunda-feira, 14, o município de Monte Azul, no norte de Minas já realizou a sua conferência e no próximo dia 26, os municípios de Sabará e Mariana promoverão as suas. As cidades estão se preparando para a conferência estadual, prevista para os dias 14, 15 e 16 de março, em Belo Horizonte, e para a etapa nacional, entre os dias 27 e 30 de abril, em Brasília.
As conferências, coordenadas pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, têm por finalidade reunir jovens, militantes de organizações juvenis e gestores públicos para discutir parâmetros e diretrizes que visam promover e consolidar as políticas voltadas ao público com idade entre 15 e 29 anos.
Com o tema ?Aqui o jovem constrói sua história?, a conferência é realizada em nove eixos temáticos relacionados à educação, esporte, política participativa, emprego, direitos e discriminação, drogas, sexualidade, mídia e novos sistemas de informação.

Etapas
Cerca de 450 municípios já se mobilizaram ou estão organizando a juventude local para a realização das etapas municipais ou para a participação nas conferências regionais. Em Santana do Paraíso, no Leste de Minas, e Conselheiro Lafaiete, no Campo das Vertentes, a etapa acontecerá em 9 de fevereiro. Em 14 e 15 do mesmo mês, Juiz de Fora, na Zona da Mata, realizará sua conferência regional, envolvendo 33 municípios. No dia 23, Boa Esperança, no Sul do Estado, promoverá sua etapa com a participação de 54 municípios. Nessa mesma data, Unaí, no Noroeste Mineiro, sediará a conferência regional, que envolverá 29 municípios. Ainda no dia 23, BH organiza a Conferência Metropolitana, que contará com 34 municípios, e Divinópolis, na região Centro-Oeste, que envolverá 20 municípios.

Formiga na Conferência de Juventude
Apesar de um pouco atrasado, o município de Formiga também pretende promover e participar das conferências. Mesmo assumindo não ter ciência dos eventos, José Ivo, secretário de Desenvolvimento Humano, garante que há interesse da parte dele e da administração municipal em melhorar a política voltada para os jovens. ?Infelizmente é comum perceber que não somente em Formiga, mas em várias cidades, a juventude é um pouco largada de lado. Existem políticas específicas para crianças e adolescentes, para idosos, mas não para a juventude?, comenta o secretário, que afirma apenas aguardar o retorno de Joyce Alvarenga (que no momento está de férias), responsável pela área de juventude na pasta de Desenvolvimento, para dar início aos preparativos.

COMPATILHAR: