Promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), o Curso Básico de Defesa Civil reúne 29 participantes, entre coordenadores municipais, policiais e bombeiros militares, além de profissionais da área.
Durante a abertura do treinamento, o secretário-executivo da Cedec/MG, tenente-coronel Eduardo César Reis, destacou as recentes tragédias naturais e a importância do preparo por parte dos agentes. ?Os desastres estão cada vez mais severos, exigindo maior capacidade técnica de enfrentamento, tanto na preparação e prevenção quanto nas ações de resposta e reconstrução?, disse.
Com duração de três dias, o curso contempla aulas sobre instalação e funcionamento das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec), mapeamento de áreas de risco, plano de contingência e administração de abrigo temporário, além de exercícios práticos. O meteorologista do Minas Tempo, Ruibran dos Reis, ministra uma palestra voltada para as mudanças climáticas e previsões para o Estado e, dessa vez, o coordenador de Defesa Civil de Caeté, Roberto Rodrigues Reis, é o convidado para falar sobre as atividades desenvolvidas e exemplos bem-sucedidos do município.
As aulas são ministradas por técnicos da própria Cedec/MG com experiência em gestão de desastres estaduais e nacionais. O curso acontece no 10º andar do Prédio Gerais, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.
Para os cursos oferecidos pela Cedec/MG, podem se inscrever membros dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Defesa Civil. Para isso, é necessário acessar o site www.defesacivil.mg.gov.br e preencher um formulário que será analisado.

COMPATILHAR: