Minas Gerais segue em destaque com o maior número de atividades a serem realizadas durante a VIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece entre os dias 17 e 23 de outubro. Até o momento, mais de 1.000 ações já estão cadastradas, abrangendo 75 municípios, número que ainda pode aumentar nos próximos dias. O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com os estados e municípios.
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio do Programa de Popularização da Ciência, está mobilizando todo o Estado para participar das atividades de divulgação científica dentro do tema Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco. Este ano, a Semana vai contar pela primeira vez com o envolvimento das equipes dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) – mais da metade dos municípios participantes no estado é sede dessas unidades – e dos Polos de Inovação da Sectes.
Para incentivar a participação de escolas, centros, museus e espaços de ciências, universidades, institutos de pesquisas e prefeituras, o Programa de Popularização da Ciência enviou material de divulgação, como filmes de educação científica e kits para a medição da qualidade da água nos municípios. Em boa parte dos municípios inscritos haverá atividades como feira de ciências, palestras e outras ações que visam a conscientizar a população sobre poluição do meio ambiente e como ela gera mudanças climáticas.
Participação ativa dos CVTs
A Superintendência de Inovação Social (SIS) da Sectes, por meio dos CVTs, participa ativamente neste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Há mais de um mês, foram distribuídos para todos os centros, cerca de 1000 kits para a medição da qualidade da água nos municípios. Esses kits fazem parte de um conjunto de ações da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), destinado à melhoria da educação e da pesquisa em química no país. Alunos de várias escolas irão coletar uma amostra de água proveniente de uma fonte natural local e medir o pH com os componentes que estão no kit . Os valores obtidos deverão ser lançados no Banco de Dados Nacional do Experimento Global com informações da amostra e da escola participante.
Outra ação de destaque organizada pela SIS é a transmissão de quatro palestras por videoconferências. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além das palestras, dois filmes serão disponibilizados para todos os CVTs: Uma Verdade Inconveniente, documentário produzido pelo ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, e O Livro Mágico, longa-metragem destinado ao público infantil. Verifique aqui (http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/4552.html?coduf=11) as atividades cadastradas dos municípios participantes.
Polos de Inovação
Universidades, IFETs, a Epamig e outras instituições de ensino e pesquisa contaram com a participação das coordenações dos Polos de Inovação em Janaúba, Almenara, Teófilo Otoni, Pirapora e Salinas no desenvolvimento de projetos em comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011. Serão realizadas atividades como oficinas de tecnologias sociais, capacitações para professores no ensino de ciências, exposições, feiras de ciências itinerantes, carreata científica, concurso de redação, experimentações ao ar livre e gincanas. Os eventos envolverão o público em geral, principalmente professores e alunos do ensino médio e fundamental, e contam com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e de parceiros regionais.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia desde 2004, a Semana representa um momento em que escolas, universidades, museus, organizações não governamentais e demais entidades da sociedade civil se mobilizam para apresentar à população, principalmente crianças e jovens, a importância da Ciência e Tecnologia para a vida de todos e para o desenvolvimento do País. Em 2010, cerca de 500 municípios brasileiros realizaram quase 14.000 atividades. O MCT solicita aos interessados em participar que cadastrem sua instituição, município e atividade no endereço http://semanact.mct.gov.br.

COMPATILHAR: