O município de Pains, conhecido pela diversidade de cavernas e um número impressionante de sítios arqueológicos, está passando por mais um momento histórico. O Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco (MAC) está realizando sua primeira escavação oficial. O trabalho revelou a descoberta de dois sepultamentos indígenas, que podem ter de 3 a 8 mil anos, o que o será apurado no laboratório.
A equipe coordenada pelo curador do MAC e doutorando pela Universidade de São Paulo (USP), Gilmar Henriques Pinheiro Júnior, composta por ele e mais dois arqueólogos também pela USP, um doutorando e uma mestre além de uma acadêmica em história pela Fundação Educacional de Divinópolis (Funedi) e um auxiliar de pesquisas do MAC, já retirou um dos achados, que foi levado para o Museu Arqueológico onde será preparado para compor o acervo.
De acordo com Gilmar Henriques, o sítio arqueológico que estava sendo tragado devido ao impacto de uma dolina, parece ter sido usado como ritual de sepultamento triplo. ?É impressionante como se vê nitidamente o corpo deitado? , explica o arqueólogo, que pesquisa a região há mais de dez anos.
Os trabalhos de retirada devem durar pelos próximos quatro dias.

COMPATILHAR: