Depois de seis anos fechado, o Museu Histórico De Araxá, conhecido como Dona Beja, reabriu as portas ao público. Em razão da pandemia da Covid-19, só serão permitidos grupos de, no máximo, três pessoas.

O local passou por uma reforma que durou cerca de um ano e teve apoio de R$ 1,9 milhão da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

De acordo com a Prefeitura, a reforma deixou o espaço mais moderno e equipado. Entre as transformações, a acessibilidade é um destaque.

O casarão centenário, instalado no Centro de Araxá, foi equipado com elevador, rampas, banheiros acessíveis e um deck na parte frontal. Além disso, houve troca e revisão de todo o madeiramento e telhado.

A reabertura ocorreu na sexta-feira (28).

Museu Dona Beja

O Museu Dona Beja, como é conhecido, é uma das referências turísticas do município, e foi fundado em 1965. O local guarda a história do município mineiro e de seus personagens ilustres, como a própria Beja, moradora do começo do século XIX.

Conhecida pela beleza e poder de sedução, Dona Beja acumulou fortuna e foi personagem polêmica e influente no período imperial.

Serviço

O museu fica na Rua Dr. Franklin de Castro, nº 160. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h.

Fonte: G1

COMPATILHAR: