O resultado do concurso Lanza las redes cantando, que foi criado para definir o hino do II Congresso Latinoamericano e Caribenho de Pastoral Vocacional, foi divulgado na noite desta segunda-feira (5) e trouxe uma grata surpresa: o vencedor foi o seminarista formiguense Henio dos Santos Silva, 25 anos, autor da música Lanza Las Redes.
A música mescla três idiomas: o português, o espanhol e o inglês, ela foi gravada no início de agosto, no Estúdio Artigo 28. O formiguense teve a ajuda das professoras Fátima e Mirelle, do Growing Idiomas.
O seminarista formiguense recebeu o convite para participar do concurso, promovido pelo Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam), após ter a letra de uma música de sua autoria selecionada como Hino do XVI Congresso Eucarístico Nacional, que ocorrerá em 2010, em Brasília.
Segundo informações no site do Celam, o objetivo do concurso era convocar compositores (pessoas e ministérios de música) da América Latina e do Caribe para participarem da seleção, com o fim de animar o II Congresso Latinoamericano e Caribenho de Pastoral Vocacional (também identificado como II Congresso Continental Latinoamericano de Vocações) e ajudar a consolidar, desde a música, a comunhão eclesial, em torno da cultura vocacional.
O congresso será promovido apenas em fevereiro de 2011, mas, por ser um evento internacional, a seleção do hino tem que ser feita com antecedência, pois a música escolhida já começa a ser divulgada no final deste ano.
Resultado inesperado!
O seminarista formiguense disse com exclusividade ao portal Últimas Notícias e jornal Nova Imprensa que o resultado foi inesperado. Pois, segundo ele, a data de divulgação seria dia 1º de outubro. Foram muitas canções, vindas de todo continente. Havia desistido da resposta. Esperava ficar entre as selecionadas para o CD, mas, ao ver meu nome entre as colocadas e, em primeiro lugar, fiquei muito emocionado. É o Brasil exportando música! E eu mais uma vez cumprindo minha sina, que é a de dialogar fé e cultura, ou melhor, a linguagem da fé em ritmos diferentes. Foi sensacional!, comemora emocionado Henio dos Santos.
A seleção
No dia 28 de setembro, os jurados do concurso se reuniram na sede do Celam, em Bogotá, para selecionarem os ganhadores. A reunião foi presidida pelo padre Alexis Rodríguez Vargas, secretário executivo do Departamento de Vocações e Ministérios. Como jurados participaram a María Rosa Pij, da Colômbia, Mauro Serrano e Jorge Jaramillo Marín, também da Colômbia, e o padre Carlos R. Rockenbach, do Brasil.
Os jurados ouviram as propostas musicais enviadas e as avaliaram nos seguintes critérios: mensagem, musicalidade, coerência do texto e a música, a lógica da harmonia, a lógica da melodia, a forma musical, a instrumentação e a linguagem latinoamericana.
A classificação foi a seguinte:
1º lugar – Lanza las Redes
Autor: Hênio dos Santos Silva
País: Brasil
2º lugar: Lanza las redes cantando
Autor: Fernando Monser
País: Argentina
3º lugar: Tus Redes Señor
Autores: Mauricio e Marcelo Valdivia Gallardo
País: Chile
Além dessas três canções, os jurados determinaram que outras músicas serão incluídas no CD de animação do congresso. Confira as músicas selecionadas no site do Celam.

COMPATILHAR: