Cientistas norte-americanos afirmaram que ouvir música pode auxiliar no tratamento de pessoas que sofrem de estresse e ansiedade associados à doença coronária. O estudo comparou dados de outras 23 pesquisas, compostas pelo total de 1.461 pacientes. O relatório da análise publicada na revista Cochrane Systematic Reviews mostra que os pacientes, submetidos geralmente a sessões com 30 minutos de música, apresentaram redução na pressão arterial, no ritmo cardíaco e nos níveis de estresse e ansiedade.
O estudo mostra que portadores de problemas cardíacos sofriam de estresse e, ao ouvir música, sentiam certo alívio. A pesquisadora Joke Bradt, da Temple University da Filadélfia, nos Estados Unidos, explicou que pacientes expostos à música tiveram 5.72 unidades (em uma escala de 2 a 8) menos ansiedade do que pacientes não expostos. A música também se mostrou útil na redução de ansiedade em pacientes com infarto do miocárdio.
Não foram encontradas evidências de que a música tenha reduzido a ansiedade em pacientes que estavam sendo submetidos a procedimentos cardíacos. Tampouco se notaram efeitos nos casos de depressão. Suspeitamos que intervenções musicais ativas oferecidas por um terapeuta musical podem ser mais efetivas, pois é pouco provável que a audição passiva de músicas pré-gravadas aumente os sentimentos positivos do paciente, esclarece Bradt.
A maioria dos pacientes pôde escolher o estilo musical que gostaria de ouvir a partir de uma seleção prévia. A diversidade era limitada, o que excluía alguns tipos de música preferidos dos avaliados. A pesquisadora norte-americana acredita que isso pode ter limitado os efeitos da música. Pesquisas futuras deveriam levar em conta as preferências musicais. Melhor ainda, deveriam incluir um terapeuta musical treinado que tenha habilidades de facilmente adaptar a música às necessidades do paciente no momento, planeja.

COMPATILHAR: