Para orientar a população sobre o câncer da pele, suas formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove no dia 5 de dezembro a XI Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Dermatologistas de todo o país vão realizar exames gratuitos e encaminhar os casos suspeitos de câncer da pele para diagnóstico complementar e tratamento. A campanha acontece simultaneamente em 23 estados e vai tentar entrar para o Guiness, o livro dos recordes, como a maior campanha médica do mundo realizada em um único dia.
Em Minas Gerais, a Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele é coordenada pela regional mineira da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD-MG) e tem o apoio da Associação Médica de Minas Gerais. Os atendimentos serão realizados em Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberlândia, das 8h às 16h (veja endereços abaixo), por cerca de 150 dermatologistas voluntários. A expectativa é superar os 3.338 atendimentos feitos no ano passado no Estado.
O câncer da pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no País. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 115 mil brasileiros foram acometidos pela doença em 2008. Em Minas Gerais, foram 8.890 novos casos. Destes, 1.280 somente em Belo Horizonte. Os números reúnem os três principais tipos de cânceres da pele: o carcinoma basocelular (o mais freqüente, que corresponde a 70% dos tumores da pele), o carcinoma espinocelular (o segundo tipo mais comum, que representa 25% dos casos) e o melanoma, o menos freqüente, porém, o mais grave, detectado em 4% dos pacientes e responsável pela morte de 80% deles.
A presidente da SBD-MG, Maria de Fátima Melo Borges, afirma que quando diagnosticado e tratado precocemente, o câncer da pele tem alto índice de cura. A principal forma de prevenção da doença é a proteção contra raios ultravioletas. Médicos recomendam o uso de bonés ou chapéus de abas largas, roupas e filtros solares e a não exposição ao sol de maneira excessiva, entre os horários de 10h às 16h, período em que a radiação ultravioleta é mais intensa. O dano provocado pelo abuso da exposição solar é cumulativo. Por isso, os cuidados devem ser tomados desde a infância, ressalta a dermatologista.
O câncer da pele é mais comum em pessoas acima dos 40 anos e acomete mais mulheres que homens. Os principais fatores de risco são: pele, cabelos ou olhos claros; sardas no rosto e nos ombros; dificuldade para bronzear; pintas múltiplas; história de câncer da pele na família e queimaduras solares prévias.
Além dos cuidados com o sol, a SBD-MG alerta também para os riscos do bronzeamento artificial com fins estéticos. Além de provocar envelhecimento precoce, os raios emitidos pelas câmeras de bronzeamento são potencialmente cancerígenos , explica o dermatologista Geraldo Magela Magalhães, diretor da SBD-MG e coordenador da campanha em Minas. Ele lembra que os sinais de alerta para o câncer da pele são feridas que não cicatrizam, pintas que mudam de cor, textura ou tamanho, e lesões na pele de aparência elevada e brilhante. Na dúvida, o melhor é procurar um dermatologista. Ele é o profissional capacitado para reconhecer e tratar o câncer da pele , conclui.

Postos de atendimento em Minas Gerais
05/12/09 – 8h às 16h

Belo Horizonte
– Centro Metropolitano de Especialidades Médicas (antigo Cardiominas) – Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte
Rua Domingos Vieira, 488 – Santa Efigênia – CEP 30150-221 – Tel : (31) 3238 8836

– Anexo de Dermatologia Prof. Oswaldo Costa HC – UFMG – Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da UFMG
Alameda Álvaro Celso, 55 – Santa Efigênia – CEP 30150-260 – Em frente ao supermercado Extra – Tel : (31) 3409 9560

Juiz de Fora
– CAS – Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora – Unidade Dom Bosco
Av. Eugênio do Nascimento, s/n
Bairro Dom Bosco – Hospital Universitário CAS – Tel : (32) 4009 5316

Uberlândia
– Ambulatório Central do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia
Av. Pará, 1720 – Ambulatório Central – Campus Umuarama – CEP 38400-902 – Pronto Socorro de Uberlândia – Tel : (34) 3218 2386.

COMPATILHAR: