Comprar uma garrafinha de água mineral em um supermercado ou uma lanchonete é um hábito comum que, a princípio, não exige grandes reflexões. Mas esse líquido fundamental para o corpo nem sempre é exatamente igual dentro das inúmeras embalagens presentes nas prateleiras.
?O ideal é procurar águas com pH acima de 7,5. O nosso sangue tem um pH médio de 7,4. Se você ingere alimentos mais ácidos que isso, o corpo pagará o preço de ter que equilibrar essa acidez. Para tal, algum órgão ? coração, cérebro ou outros tecidos ? ficará mais ácido, e isso acelera o processo de envelhecimento?, explica o cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro, especialista no uso médico da água.
Além disso, escolher um produto cuja fonte é mais próxima do local de consumo também é importante. ?As garrafas de água são transportadas de caminhão e costumam pegar muito sol. O aquecimento do plástico libera um composto chamado xenoestrógeno, que funciona em nosso corpo como o hormônio estrógeno, e pode levar ao aumento de peso e causar até celulites?, alerta. As águas de fontes mais próximas recebem menos do composto nocivo, sendo melhores para a saúde.
Porém, essa afirmação é rebatida pela presidente do Comitê Científico da Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (Abinam), Petra Sanchez Sanchez. Ela garante que as garrafas das águas brasileiras são fabricadas com resinas virgens e não liberariam substâncias tóxicas no produto. ?Há uma série de testes para garantir a qualidade dessas embalagens, portanto, não há nenhuma possibilidade de serem tóxicas?, afirma.
Por outro lado, ela ressalta a importância do armazenamento. ?É muito importante não colocar as garrafas e os galões no chão ou em locais sujos e úmidos, pois pode haver a contaminação do produto?, diz.
No caso dos galões, que podem ser utilizados por até três anos, Petra defende que é fundamental ter atenção ao prazo de validade da embalagem ? além da validade da própria água. ?O garrafão passa por lavagens para ser reutilizado. Isso vai desgastando o material, podendo propiciar contaminação do produto por agentes externos?, explica.
A relações-públicas Ana Cláudia Inez, 24, optou pelos garrafões de água mineral em casa há aproximadamente quatro anos, época em que foi morar sozinha. Quando escolhe o produto, a marca é o principal fator observado. ?Procuro comprar somente galões de marcas mais conhecidas, porque já sei que são águas confiáveis?, conta.

COMPATILHAR: