A pelada com os amigos já não é tão popular entre os homens brasileiros. Em 2008, o futebol era a atividade física mais recorrente para 33,49% do público masculino. Cinco anos depois, esse percentual chegou a 26,75% (queda de pouco mais de 20%).

Ao mesmo tempo, a musculação ganhou adeptos: era a atividade mais praticada por 12,9% dos homens e atingiu 18,46% (aumento de pouco mais de 43 pontos percentuais).

Os números fazem parte da Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa feita por telefone que busca identificar comportamentos e fatores de risco na população. O levantamento foi feito pelo Ministério da Saúde, em parceria com a USP, nas 26 capitais e no Distrito Federal e ouviu 53 mil adultos.

Entre as mulheres, a academia também vem ganhando espaço, com prevalência superior à média masculina. Se, em 2012, a musculação era a atividade mais praticada por 16,55% do público feminino, no ano seguinte o percentual subiu para 19,56%.

Entre homens e mulheres, no entanto, musculação e futebol perdem para outra prática mais comum entre brasileiros: caminhada. O exercício tem a preferência de 33,79% de ambos os sexos. Entre as mulheres apenas, o percentual é ainda maior -43,98%.

O nosso interesse é a prática regular da atividade física no cotidiano. Como ele vai se exercitar, não tem muita importância, diz Deborah Malta, diretora de Vigilância e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

Ela destaca o aumento da prática de exercícios entre os brasileiros: em 2013, 33,8% dos adultos praticavam alguma atividade; em 2009, por exemplo, eram 29,9%

COMPATILHAR: