Desde 2009 que a população do bairro Areias Brancas espera pela construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no local. Na segunda-feira (5), o projeto de lei 083/2013 foi aprovado na Câmara Municipal.
O referido projeto estabelece a desafetação de bem público de uso comum, assim entendida como sendo parte da praça Ana Maria da Silva. A área a ser desafetada possui 18 m², que será integrada a área da antiga quadra poliesportiva, já desafetada com vistas à construção da UBS, uma vez que conforme o Ministério Público a área desafetada anteriormente não era suficiente para atender o projeto padrão do governo federal, sendo necessária a anexação dos 18 m².
Na reunião, o vereador Arnaldo Gontijo/PSL explicou que na redação, o artigo 2º ressalta que ?poderá ser construída uma UBS?, se vai desafetar, então que seja ?será construída?. ?É importante que melhore a demanda em outros bairros também, melhorando o atendimento. Espero mesmo que este Posto de Saúde seja construído naquele local?, disse.
De acordo com Zezinho Gaiola/PMDB somente na quadra não seria possível a construção da UBS. ?O Ministério da Saúde exige um tamanho adequado, um tamanho padrão e foi preciso essa desafetação de mais 18 m²?.
Cabo Cunha/PMN questionou se no local terá médicos para atender no horário prescrito como indica o concurso que fizeram. ?Não estão dando conta de colocar médicos nos Postos de Saúde. E a população do Santo Antônio vai ter que se deslocar até esse Posto de Saúde??
Em julho de 2009, a população do bairro Areias Brancas participou de um plebiscito e decidiu que a construção da UBS seria mais viável, abrindo mão da praça, que serve como ponto de tráfico de drogas. O assunto dividiu opiniões tanto dos vereadores quanto da população.

COMPATILHAR: