A Nascentes das Gerais, responsável pela administração da MG-050 dará início na sexta-feira (28) a Operação Carnaval, na rodovia. Cerca de 50 mil veículos devem utilizar toda a extensão do Sistema MG-050/BR-265/BR-491 que é a principal ligação entre a região metropolitana de Belo Horizonte e São Sebastião do Paraíso, na divisa de Minas Gerais com São Paulo.
Até a quarta-feira de Cinzas (5 de março), conforme a área de operação da Concessionária Nascentes das Gerais, cerca de 230 mil veículos devem trafegar pelo Sistema.
Para receber o maior número de usuários, a Nascentes das Gerais reforçará a operação, com mais colaboradores em serviço no CCO (Centro de Controle Operacional), nas praças de pedágio, na operação dos guinchos e nas viaturas de inspeção. A Polícia Militar Rodoviária Estadual e o Corpo de Bombeiros Militar também estarão com os seus efetivos ampliados durante o recesso de Carnaval.
O gestor de operações da Nascentes das Gerais, Marcelo Aguiar, reforça a importância de os motoristas cumprirem a ?Lei Seca?, ou seja, não consumir álcool e dirigir, infração de trânsito praticada com frequência em festas como o Carnaval. No ano passado, o Ministério da Saúde promoveu o estudo Viva (Vigilância de Violência e Acidentes), apontando que, entre as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez.
Aguiar destaca que não existe nível seguro para a ingestão de álcool e frisa a necessidade do cumprimento da legislação de trânsito. ?Quem consome álcool e dirige comete crime. As estatísticas confirmam que o álcool está envolvido em vários acidentes. Se o motorista beber, não deve dirigir em hipótese alguma. É responsabilidade do condutor preservar a sua vida e a do próximo?, afirma.
Em caso de incidentes ao longo do Sistema MG-050, o usuário poderá ligar para o telefone 0800 282 0505. Durante o recesso, não haverá interdição de pista, porém, os motoristas devem prestar atenção à sinalização das obras de duplicação em Itaúna e Divinópolis. Veículos de carga especial terão restrição, conforme legislação.

COMPATILHAR: