Dois navios das organizações não governamentais (ONGs) ResQ People e Doctors without Borders (MSF), que transportam 379 migrantes resgatados em várias operações de salvamento nas últimas 24 horas no Mediterrâneo central, solicitaram um porto para desembarcar.

Em sua primeira missão, a ONG italiana ResQ People salvou 85 pessoas na sexta-feira (13) e na tarde de domingo (15) realizou mais três resgates, num total de 165 pessoas.

As organizações localizaram também um barco com 20 homens e crianças a bordo, uma barcaça com 49 pessoas, com 21 mulheres e 12 crianças, cinco delas menores de cinco anos, e outro pequeno barco de madeira com 12 migrantes.

“Temos 165 pessoas resgatadas a bordo e pedimos às autoridades marítimas um porto seguro, esperando recebê-lo imediatamente: são 165 pessoas que devem desembarcar o mais rápido possível”, escreveu a ONG nas redes sociais.

Também nesse domingo outro navio, o Geo Barents, operado pela organização Médicos sem Fronteiras, resgatou naquela área 189 pessoas que viajavam em um barco lotado.

Sem reposta de Malta aos pedidos de autorização de desembarque, a Itália está assumindo todo o fluxo de migrantes que cruzam o Mediterrâneo procedentes do norte da África.

Na semana passada, cerca de 2 mil migrantes resgatados pela Guarda Costeira italiana chegaram à Itália quando estavam a poucos quilômetros da ilha de Lampedusa, enquanto 800 foram resgatados por navios de ONGs e, após vários dias, desembarcaram em portos sicilianos.

Desde o início do ano, 32.806 migrantes desembarcaram na Itália, em comparação com 15.406 em 2020 e 4.265 em 2019.

De acordo com estatísticas publicadas em novo relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 896 pessoas morreram quando tentavam chegar à Itália no primeiro semestre de 2021.

Fonte: Agência Brasil

COMPATILHAR: