A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início na segunda-feira (25), e a meta é a imunização de 23,8 milhões de pessoas. A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também estão sendo vacinados. A campanha segue até o dia 13 de maio.
Em Formiga, a campanha de vacinação está sendo realizada nos postos de saúde de cada bairro, das 7h30 às 17h. Neste sábado (30), é o ?Dia D? de vacinação e o horário de atendimento será das 8h às 17h, nas unidades de saúde. Além disso, haverá um posto volante na praça Getúlio Vargas, que funcionará de 8h30 às 12h30.
Segundo informações da Secretaria de Comunicação, a estimativa é de que sejam imunizadas em Formiga 11.391 pessoas, sendo 1.127 crianças de seis meses a menos de 2 anos; 829 gestantes; 672 trabalhadores de saúde e 8.763 idosos.
Neste dia nacional de mobilização, os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. É importante levar o cartão de vacinas.
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da Influenza A (H1N1) – gripe suína. No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.
A vacina é contraindicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico. Estudos indicam que a vacina contra a gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões. Para a primeira etapa, o Ministério da Saúde enviou 5 mil vacinas para o município de Formiga.
De acordo com informações do Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 100 servidores estão envolvidos na campanha.
A administração municipal alerta que é importante as pessoas se vacinarem todos os anos, pois, a cada ano, a vacina é produzida com vírus diferentes e, assim, ao passar dos anos, a pessoa adquire proteção contra muitos tipos de vírus . A vacina protege contra as complicações causadas pelos vírus Influenza nas doenças respiratórias.

COMPATILHAR: