Cerca de 30 mil pessoas, entre devotos e peregrinos, de todos os cantos de Minas Gerais e do Brasil, comparecessem no sábado (4) à cerimônia de beatificação de Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, a primeira beata Nascida em Minas.
A Santa Missa foi presidida pelo prefeito da Congregação da Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato, representante do Papa Francisco, que leu, em latim, a Carta Apostólica, com a qual o papa inscreveu a Venerável Nhá Chica entre os beatos. A carta descreve as qualidades da nova beata. ?Com a Nossa Autoridade Apostólica, concedemos que a Venerável Serva de Deus, Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica, leiga, virgem, mulher de assídua oração, perspicaz testemunha da Misericórdia de Cristo para com os necessitados do corpo e do espírito, doravante seja chamada Beata e que se possa celebrar sua festa, todos os anos, no dia 14 de junho, dia de seu nascimento ao céu?, disse.
Uma relíquia dos restos mortais de Nhá Chica foi conduzida ao altar pela professora e dona de casa Ana Lúcia Meirelles Leite, curada de um problema congênito muito grave no coração, sem precisar de cirurgia, apenas pelas orações de Nhá Chica. O milagre, reconhecido pelo Vaticano, foi essencial para a beatificação. A imagem de Nhá Chica foi apresentada ao público, que aclamou a nova beata.A imagem preserva a memória daquela que foi fiel testemunha do Evangelho de Deus. Lembrando a evidência de sua contemplação do mistério de Cristo em sua vida, especialmente através de sua devoção à Imaculada Conceição, na imagem de Nhá Chica o rosário foi colocado em sua mão. A outra mão estendida manifesta sua caridade aos pobres, marca forte em seu testemunho evangélico, bem como sua acolhida a todas as pessoas que a procuravam para aconselhamento.
Nhá Chica morreu com 87 anos de idade, no dia 14 de junho de 1895. A data ficará marcada a partir de agora pela Igreja Católica, como dia oficial da festa da Beata Nhá Chica. O processo para santificação continua a correr agora no Vaticano. Para ser canonizada, a Congregação para Causa dos Santos terá que reconhecer mais um milagre da nova beata.
Nhá Chica é a primeira venerável a se tornar beata no papado de Francisco.

COMPATILHAR: