Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Formiga divulgou nota à imprensa informando sobre a queda do nível da barragem de captação de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da cidade, em 39%, o menor nível de toda a história.

A vazão normal de chegada de água bruta do Saae é de 187 litros por segundo. Com o atual período de estiagem, caiu para 143 litros em média e nesta sexta-feira diminuiu para 115 litros o que corresponde a 72 litros a menos por segundo.

A autarquia faz um apelo à população, em especial aos produtores rurais acima da captação, para que economizem água ainda mais. ?Pedimos a colaboração dos produtores rurais acima da captação para se empenharem ainda mais para reduzirem a irrigação com água do rio. Solicitamos ainda que a população de modo geral continue ajudando e economizando água. Se não chover nos próximos dias, a situação pode piorar ainda mais. Estamos muito preocupados e fazendo tudo o que está ao nosso alcance para minimizar os impactos à população?, comentou o diretor do Saae, Ney Araújo.

Ações do Saae

O Saae está adotando uma série de medidas para garantir o fornecimento, incluindo campanhas intensas de conscientização nos veículos de comunicação e nas escolas. Além disso, adotou o racionamento de água e já se reuniu com os produtores rurais acima da captação e os notificou a colaborarem, diminuindo a irrigação. A Secretaria de Gestão Ambiental, em parceria com a VLI (Valor Logística Integrada) e com a ONG Nordesta, está trabalhando na recuperação de nascentes.

Confira a escala de racionamento no abastecimento

Horário: das 8h às 20h

Segunda e quinta – Sistema Engenho de Serra e Sistema Santa Luzia

Bairros: Engenho de Serra e Santa Luzia

Terça e sexta – Sistema Cristo e Centro

Bairros: Santa Tereza, Bom Pastor, Cidade Serra, Sagrado Coração de Jesus, Centro e Quartéis.

Quarta e sábado – Sistema Novo Horizonte e Sistema Picolé

Bairros: Novo Horizonte, Bela Vista, Areias Brancas, Centenário, Santo Antônio, Ouro Negro, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, São Luiz, Explanado do Castelo, Eldorado, Vila Didi, Souza e Silva, Elza Dinorah e Água Vermelha.

Bairros não afetados

Alguns bairros não serão afetados pelo racionamento. De acordo com nota oficial, o Sistema Rosário (que abastece os bairros Rosário, Lajinha, Ramiro Batista, Quartéis, Nossa Senhora de Lourdes, Alvorada, Alto da Praia, Jardim Morumbi, José Honorato de Castro, Ouro Verde, Rosa Mística, São Judas e Jardim Primavera) não terá racionamento porque já há registro de falta d? água principalmente nos bairros Nossa Senhora de Lourdes e Alvorada e também devido à dificuldade de recuperação do abastecimento nessas comunidades. Como a rede é antiga, se houver a interrupção do fornecimento, esses bairros podem levar dias para voltarem a ter água. Assim, há dificuldades técnicas de fazer uma interrupção programada nesses bairros.
Os bairros que são abastecidos por poços artesianos não passarão por racionamento: Ércio Rocha, Geraldo Veloso, Cidade Nova, São Cristovão, Cel. Balbino, Maringá, Mangabeiras e Nova Conquista.

Entenda o racionamento

O racionamento de água vai abranger cinco sistemas de abastecimento da cidade.
A direção do Saae decidiu fazer o racionamento devido à queda do nível da barragem de captação de água em meio metro em uma semana. Esse fato resultou na diminuição de 15% do volume de água que chega à Estação de Tratamento de Água (ETA). Outro fato é que o calor tem aumentado o consumo na cidade.
O racionamento é por tempo indeterminado, podendo sofrer adequações de acordo com a necessidade.

COMPATILHAR: