O nível do Rio Itapecerica está 30 centímetros acima do normal, segundo medição realizada na manhã desta sexta-feira (2) pela Defesa Civil de Divinópolis. Até domingo (4), segundo o órgão, deve chover mais de 30 mm. Para evitar alagamentos e deslizamentos, ações preventivas são realizadas em áreas de risco.

Conforme a Defesa Civil, o Rio Itapecerica só alcança um nível preocupante quando o volume está a partir de quatro metros acima no nível normal. A marca ainda está longe de ser alcançada, uma vez que, mesmo com chuva, a vazão do curso d’água é vista como favorável pela equipe.

Até domingo, segundo o órgão, pode ocorrer pancadas com fortes chuvas e trovoadas ou chuvas expansivas moderadas. Para evitar transtornos, a Defesa Civil trabalha com apoio da Empresa Municipal de Obras (Emop) e a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop).

Foram realizadas orientações aos moradores devido o excesso de chuvas e cheia do Rio Itapecerica e córregos que deságuam no Rio. Foram feitos vários trabalhos, vistorias nas réguas de medição e em residência.

“Estamos realizando limpeza em córregos, bueiros entupidos em vários bairros, limpeza de manilhas para facilitar o escoamento das aguas em áreas ribeirinhas”, informou o coordenador da Defesa Civil Gilberto Gonçalves.

Serviços

Os bairros Bom Pastor, Belvedere, Bela Vista, São Miguel, Candelária, Belo Vale, Rancho Alegre, Niterói, Maria Helena, Santa Tereza, Jusa Fonseca, Porto Velho, Interlagos, Campina Verde, Dom Pedro Segundo, Esplanada, São Luís, Catalão e Santa Luzia receberam os serviços.

Contenção com barreiras de pneus para evitar erosões em ruas e barrancos próximo a residências, corte e poda de árvores em área de risco, canalizações de água pluvial para evitar alagamentos em ruas e residências, também foram realizadas nos bairros.

O Rio Itapecerica, desde o início do ano, chegou a atingir 90 cm acima do nível normal, depois baixou para 50 e permanece com 30cm há vários dias, segundo as medições da Defesa Civil.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: