Da Redação

Já se tornou comum a disseminação de notícias falsas (fake news) pelas redes sociais, principalmente pelo aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp.

As falsas notícias são tidas como verdade por muitas pessoas que, pela necessidade de querer estarem “bem informadas”, repassam as notícias sem antes verificar a veracidade das informações.

A viralização de fake news vira e mexe toma conta dos assuntos de grupos do WhatsApp em Formiga e cidades da região. Dessa vez, circulou um áudio e um pequeno texto informando que um casal da cidade de Arcos tinha sido vítima de assalto.

No áudio, a mulher relata que ela e o marido foram surpreendidos por falsos funcionários da empresa de telecomunicação Net (televisão por assinatura, internet e telefonia fixa). A mulher relata que dois homens anunciaram o assalto ao casal e que como estavam com roupas características da empresa e possuíam dados do casal, as vítimas não desconfiaram. Ela menciona ainda que foi agredida e amarrada, tendo os indivíduos usado de violência durante o roubo.

A Polícia Militar de Arcos divulgou nessa segunda-feira (3), nota desmentindo o caso na cidade. Na verdade, os serviços da Net não são oferecidos na região.

(Foto: Reprodução/ WhatsApp)

A PM frisa ainda que é importante que as pessoas confirmem a veracidade das informações antes de repassarem, evitando assim pânico desnecessário.

Isto reforça mais uma vez a importância de compartilhar somente informações de veículos de imprensa sérios, que prezam pela informação de qualidade e de fontes confiáveis. Tal atitude evita a viralização de fake news.

 

Fonte: Portal Arcos ||

Imprimir

Comentários