Na sexta-feira (03) se reuniram na Capital Mineira, representantes de onde compareceram os representantes dos 10 principais bancos de consignação do país e ficou decidido que a nova ordem é aumentar as taxas e encurtar os prazos de pagamento para empréstimos em consignação para funcionários públicos, além dos financiamentos do tipo ?seu carro vale dinheiro?. A decisão foi tomada devido à crise mundial, que apesar de não ter atingido o país diretamente, com certeza trará reflexos, a alternativa dos bancos foi agir com cautela ainda que isso signifique diminuição das vendas de empréstimos e consequentemente dos lucros.
As linhas de crédito para servidores estaduais e federais, que até a sexta-feira atingiam 84 vezes e 72 vezes, respectivamente, reduziram o teto para 60 vezes. Também as taxas, que valiam entre 1,5% e 1,8%, passaram a custar 2,5% mensais, em média.
As taxas para servidores também subiram de 1,4% a 1,5% para 2,5%. O prazo caiu de 84 meses para 60 meses, dependendo do banco.
Para os bancos fica o desafio de conseguir vender seus planos com o aumento das taxas e diminuição no prazo; Para o consumidor, é hora de abrir os olhos ou fechar logo o contrato, antes que os valores se tornem ainda mais intragáveis e os juros subam ainda mais.

COMPATILHAR: