A Farmácia Municipal de Formiga informa que uma nova remessa de medicamentos deve ser entregue até o dia 18 deste mês. Segundo a Prefeitura,  a lista de pedidos conta com cerca de 50 itens.

Dos medicamentos a serem entregues, os que têm maior procura na unidade são: Prolopa, Clonazepan e Carvedilol.

De acordo com o responsável técnico da Farmácia Municipal, Geraldo Adriano do Carmo, os insumos podem chegar a qualquer momento. Ele explicou que as empresas responsáveis pela entrega receberam um prazo de dez dias úteis a partir de terça-feira passada (3) para entregar os pedidos.

Entenda o caso

 A administração municipal vem enfrentando dificuldades quanto à entrega de medicamentos desde o início do ano. Mesmo com pedidos aprovados e pagos, as empresas que têm contrato com a Secretaria de Estado de Saúde não estavam entregando os insumos dentro do prazo previsto.

O primeiro grande pedido foi feito em março e o segundo, em maio. Ambos contavam com uma lista de mais de 80 tipos de medicamentos. A coordenadora da farmácia na época, Lorena Pedrosa Gomes, explicou que o prazo de entrega estipulado pelas empresas é de até 30 dias. No entanto, mesmo ao final do tempo estipulado, elas não haviam dado nenhuma resposta. Lorena ressaltou que os pagamentos estavam sendo efetuados normalmente e que eram feitos com verbas da União e do Estado, com contrapartida do Município.

Lorena afirmou ainda que o atraso na entrega de medicamentos é um problema que perdura há anos e que vem sendo enfrentado por todos os municípios mineiros. Ela citou o exemplo de um pedido feito em agosto de 2016 que só foi entregue em abril deste ano. “Uma das maiores dificuldades que temos é que, como as empresas são contratadas pelo Estado, não podemos fazer a notificação judicial, procedimento de praxe nesse tipo de situação. E o contato com a secretaria estadual também não tem dado resultados”, disse.

 

Fonte: Secom ||

COMPATILHAR: